sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nova tempestade solar atinge a Terra durante quatro dias Labareda começou no domingo (22) e vai durar até quarta. Temporada de tempestades solares é a mais intensa desde 2005.

Da EFE
No meio da temporada de tempestades solares mais intensa desde setembro de 2005, os cientistas afirmaram nesta segunda-feira (23) que a Terra receberá radiações de mais uma labareda até a próxima quarta (25).
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos indicou que seu Centro de Previsões de Clima Espacial, no Colorado, observou a erupção solar no domingo às 14h (de Brasília). A radiação começou a chegar à Terra uma hora mais tarde e continuará até na quarta-feira.
Tempestade solar vista por observatório da Nasa (Foto: Nasa / SDO)

Tempestade solar vista por observatório da Nasa (Foto: Nasa / SDO/Arquivo)

O campo magnético da Terra já está afetado por uma ejeção de massa da coroa solar, após uma erupção ocorrida na superfície do Sol na quinta-feira, 19 de janeiro, segundo os astrônomos.

A agência governamental afirmou que a tempestade ganha força e uma onda de radiação se dirige rapidamente à Terra.
"Devido a esse fenômeno é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética", ressaltou um comunicado da NOAA. "A labareda solar associada alcançou sua máxima altura no dia 23 de janeiro", acrescentou.
Um modelo informático feito pelo Centro de Previsões aponta que esta onda da tempestade terá seu maior efeito no campo magnético da Terra nesta terça(24).
A radiação interfere com o funcionamento dos satélites e é um inconveniente em particular para os astronautas no espaço.


saiba maisNasa descobre padrão para 'labareda tardia' de explosões solares
Extraído de: : http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/nova-tempesta...http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/nova-tempestade...
____________________________________________________________________


Radiação de tempestade solar se aproxima da Terra

Tempestade solar, a maior desde 2005, pode interferir satélites, redes elétricas e sistemas de navegação como o GPS

EFE | 23/01/2012
Cientistas afirmaram nesta segunda-feira (23) que a maior tempestade solar desde 2005 enviará radiações à Terra até a próxima quarta-feira.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos indicou que seu Centro de Previsões de Clima Espacial, no Colorado, observou a erupção solar no domingo às 14h (de Brasília). A radiação começou a chegar à Terra uma hora mais tarde e continuará até quarta-feira.
O campo magnético da Terra já está afetado por uma ejeção de massa da coroa solar, após uma erupção ocorrida na superfície do Sol na quinta-feira, 19 de janeiro, segundo os astrônomos.
 
A agência governamental afirmou que a tempestade ganha força e uma onda de radiação se dirige rapidamente à Terra.
"Devido a este fenômeno é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética", ressaltou um comunicado da NOAA. "A labareda solar associada alcançou sua máxima altura no dia 23 de janeiro", acrescentou.
Um modelo informático feito pelo Centro de Previsões aponta que esta onda da tempestade terá seu maior efeito no campo magnético da Terra nesta terça-feira.
O problema principal desta radiação é a interferência com o funcionamento dos satélites e é um inconveniente em particular para os astronautas no espaço.

Leia mais:Tempestade solar atinge a Terra "de raspão"
Cientistas criam métodos de detecção de atividade solar
Calmaria no Sol: manchas solares devem desaparecer em 2020
Tempestades solares podem causar catástrofes mundiais
Imagens captadas pela Nasa mostram rosto no Sol
Extraído de: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/maior-tempestade-solar-des...
     FONTE  http://anjodeluz.ning.com/profiles/blogs/radia-o-de-tempestade-solar-se-aproxima-da-terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário