quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10 dicas para deixar sua casa de bem com o planeta

 
Em tempos de previsões sombrias sobre o aquecimento climático da Terra, pequenas mudanças de atitudes são valiosas para diminuir a cota individual de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Faça sua parte!

Que tal rever alguns hábitos para reduzir sua parcela de responsabilidade pelo desequilíbrio no efeito estufa da Terra? Foram divulgados os resultados do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o mais importante estudo climático do planeta capitaneado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento trouxe perspectivas preocupantes em relação ao futuro do nosso planeta. Toda atitude nessa direção é bem-vinda. Abaixo uma lista de sugestões para usar os recursos do planeta de maneira mais consciente:

1- Leve uma sacola para fazer as compras do supermercado e da feira
Levando sua própria embalagem - que pode ser uma mochila ou uma sacola de pano - você evita o desperdício de sacos plásticos e reduz a quantidade de lixo produzido na sua casa.

2- Prefira produtos naturais aos industrializados sempre que possível
Para a fabricação de produtos, as indústrias consomem grandes quantidades de energia e jogam toneladas de CO2 na atmosfera. Produtos naturais já vêm prontos "de fábrica", sem custos ambientais exorbitantes.

3- Valorize o trabalho de cooperativas agrícolas e artesanais
As cooperativas de artesanato são outra boa opção de consumo consciente. Para decorar sua casa, visite lojas especializadas em artesanato regional. Há muitos artistas que trabalham com materiais naturais, reciclados ou reaproveitados, inclusive com a consultoria de designers renomados.
Em todo o Brasil, já existem produtores de alimentos orgânicos que, graças à união em cooperativas, conseguem manter uma escala de produção que possibilita a sustentabilidade de suas famílias. Sem agrotóxicos, os alimentos são mais saudáveis para quem consome e também para quem produz.

4- Feche a torneira ao lavar a louça
Em 15 minutos, uma pessoa gasta mais de 240 litros de água na lavagem de louças. A dica é fechar a torneira, ensaboar as peças e só então abrir para enxaguá-las. Assim, o consumo cai para 20 litros de água. Além disso, considere diminuir o tempo do banho e fechar a torneira do lavatório ao escovar os dentes. Metais e louças sanitários que economizam água também são boas opções. Instalar arejadores nas torneiras da cozinha e dos banheiros - um acessório bem baratinho - pode gerar uma economia de até 60%.


5- Prefira eletrodomésticos com selo Procel
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) foi criado pelo governo para ajudar o consumidor a escolher os produtos que apresentam alta eficiência energética. Veja a lista de produtos com o selo Procel.
Outras dicas importantes: nada de deixar a TV ligada à toa, ficar horas no chuveiro ou demorar uma eternidade em frente à porta da geladeira para escolher o que comer. Use a energia com responsabilidade. Sempre que possível, dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas.

6- Separe o lixo orgânico dos materiais que podem ser reciclados
Em casa, bastam duas lixeiras para você colaborar com o planeta. Numa delas, coloque o lixo orgânico (restos de comida) e na outra, os materiais que podem ser destinados à reciclagem: plásticos, papéis, metais e vidros. Assim, você evita a sobrecarga nos aterros sanitários e reduz o consumo de mais matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

7- Na obra, dê preferência aos materiais ecológicos
Para construir ou reformar sua casa, pense nas opções menos agressivas ao ambiente. Há várias tipos de produtos e até lojas especializadas no assunto. Veja as listas de produtos e profissionaisque preparamos especialmente para você.

8- Reutilize a água da chuva e da máquina de lavar
Se você mora em casa, reaproveite a água da lavagem das roupas para limpar a garagem, a varanda e o quintal. Você também pode armazenar a água da chuva que escorre pelas calhas para usar na limpeza das áreas externas.

9- Plante árvores
No quintal, em canteiros ou em vasos, as árvores têm o poder de "seqüestrar" carbono da atmosfera, evitando o acúmulo excessivo do gás e retardando os efeitos do aquecimento global.

10- Deixe o carro em casa mais vezes durante a semana
Os combustíveis fósseis são um dos principais vilões do aquecimento global. Por isso, usar menos o carro é um excelente hábito ecológico que você adquirir. Uma dica para isso é caminhar pelo bairro e aproveitar os serviços disponíveis pertinho da sua casa.

http://casa.abril.com.br/planeta/produtos/planeta_211780.shtml
Fonte : http://www.stum.com.br/blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário