segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SILÊNCIO Miguel Tió


“Ficar em silêncio não é apenas deixar de falar, mas educar os ouvidos para escutar tudo que está a nossa volta. Mesmo no meio de um som estrondoso de uma orquestra, o bom maestro consegue reconhecer uma flauta que esteja desafinada; da mesma maneira, nós precisamos treinar nossa audição, até que ela seja capaz de ouvir a voz de Deus no meio do mercado.
“O homem moderno considera o silêncio algo muito aborrecido. Acha difícil ficar quieto - está sempre ansioso para fazer algo, dar um conselho, colocar um trabalho de pé; e termina escravo de sua compulsão para agir”.
“Quando você se acostumar à quietude, quando conseguir passar alguns minutos do seu dia em silêncio, então terá realmente liberdade para decidir sobre sua vida. Diz o poeta Gibran: “quando o seu pensamento não encontra raízes em seu coração, tende a ficar o tempo todo em sua boca”.
Anthony de Mello
Na natureza, a soberania pertence às forças silenciosas.
A lua não faz o menor ruído e, não obstante, arrasta milhões de toneladas de água do mar no vaivém obediente ao seu comando; não ouvimos o sol se levantar, nem as estrelas se ocultarem.
Assim, a aurora da nova vida surge silenciosamente no homem, sem que nada a anuncie ao mundo.
(Paul Brunton)
Muitos perguntam como começar a busca espiritual, mas na verdade essa procura não tem um começo definido: a certa altura da vida tomamos consciência de que ela existia.
Esse despertar para a busca está inserido na evolução do ser, que é contínua.
No princípio pensa-se que a vida é uma coisa e a busca espiritual outra.
Mas não é assim: tudo o que acontece em nossa vida nos leva gradualmente à união com a totalidade.
(Trigueirinho)
Quando o silêncio se fizer mais pesado ao redor de teus passos, aguça os ouvidos e escuta.
A voz do amor ressoará de novo na acústica de tua alma e as grandes palavras que os séculos não apagaram voltarão mais nítidas ao círculo de tua esperança, para que tuas feridas se convertam em rosas e para que o teu cansaço se transubstancie em triunfo.
(São Francisco de Assis)
É fácil ver os pontos fracos dos outros, mas para ver nossos próprios pontos fracos precisamos ir para dentro, em silêncio.
Através desse mergulho interno é possível perceber o que precisamos mudar. Quando fazemos essa mudança nos tornamos um espelho para os outros.
Ter realização é ter ‘olhos de verdade’ para ver o interior.
Em que medida nos internalizamos?
Até que ponto nos concentramos?
Poder do silêncio significa ser verdadeiro e tornar outros verdadeiros também.
O poder do silêncio tem grande influência no meio e pode nos ajudar em qualquer situação.
Quando acumulamos o poder do silêncio acumulamos estabilidade.
O silêncio termina com o desperdício que impede a alma de olhar para si e transformar-se.
(Dadi Janki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário