O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos. Em outros países Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem! Dia Universal da Criança Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br
Dia Mundial da Criança
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Clica aqui para leres sobre esta organização.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!). Clica aqui para os leres. Estão escritos de uma forma mais simples para tu os perceberes melhor.
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!
Trouxeram-lhe, então, algumas crianças para que sobre elas pusesse as mãos e orasse, mas os discípulos reclamaram com os seus pais. Jesus, porém, vendo isso, não gostou e disse a eles:
"Deixem vir a mim os pequeninos e não os impeçam, o Reino dos Céus é de quem se parece com as crianças. Em verdade lhes digo: quem não receber o Reino do PAI como uma criança não entrará nele."
E, abraçando as crianças e impondo-lhes as mãos, as abençoou. (Mc 10,13-16)
se a ti me confiou a piedade Divina:
Sempre me rege,
me guarde,
me governa,
e me ilumina....
...Amém...
Crianças e signos: aprenda a lidar com seu filho
Algumas crianças são mais quietinhas, outras são incontroláveis, umas gostam de brincadeiras agitadas, outras preferem brincar sozinhas no quarto... Enfim, quando se trata de pessoas, não temos muito como especificar o seu comportamento. Mas, se você é mãe e sente dificuldades de entender e lidar com o seu filho, uma boa saída para este problema é agir de acordo com o signo dele. Ou seja, descubra se o seu filho funciona melhor com uma conversa ou se ele só vai entender o recado com atitudes mais firmes.
Áries
Cheio de opinião, ele não vai sossegar enquanto não entender exatamente o porquê de não poder fazer determinadas coisas. O melhor é explicar tudo, tim-tim por tim-tim. Outra dica importante é respeitar as suas vontades sempre que possível. Isso ajudará na sua formação.
Touro
Ele é muito teimoso e, por isso, você deve ter paciência e agir sempre com muito carinho. Taurino detesta discussão e receber ordens. Repita quantas vezes for preciso. Você deve tomar cuidado com o excesso de mimo. Este nativo é mestre em fazer chantagem emocional e não gosta muito de dividir. Cabe a você ensiná-lo.
Gêmeos
A maior dificuldade para educar um geminiano é fugir dos seus diversos questionamentos. Ele quer saber sobre tudo, mas cada coisa tem seu tempo. Deixe bem claro que o fator "idade" é muito relevante para o esclarecimento ou não de determinados acontecimentos. Fique atenta, também, ao excesso de histórias inventadas.
Câncer
Ao mesmo tempo em que você deve respeitar o seu jeito quieto de ser, uma das suas maiores tarefas é incentivar o seu filho. Cancerianos costumam ser medrosos e a ajuda dos pais pode ser fundamental para que eles superem o medo. Birras também são comuns para estas crianças, por isso, nada de ceder!
Leão
O grande problema é fazê-lo entender que o mundo não gira e nem pode girar em volta do seu próprio umbigo. Controlar o ego do seu filho é a sua principal missão. Só tome cuidado para não agir de maneira brusca com ele em uma situação em que errou. Humilhar um leonino é algo traumatizante.
Virgem
Incentive a prática de exercício ou qualquer outra atividade em que ele possa despejar todo o seu nervosismo. Crianças deste signo costumam ser um pouco estressadas. Outro desafio é ensiná-lo que errar faz parte da vida. Muito exigentes com eles mesmos, estes nativos podem acabar sofrendo além da conta em uma situação de derrota.
Libra
Nem tente educar na base do grito, pois a sua tentativa será frustrante. Estas crianças só entendem as coisas através de uma boa conversa. O desfio maior é incentivá-las a tomar decisões. Librianos detestam ter que fazer escolhas. Sempre que puder, deixe na mão do seu filho esta tarefa.
Escorpião
Será preciso ter paciência para ensiná-lo que existem diferentes personalidades neste mundo e que ele precisa aprender a conviver com todas elas. Escorpianos são muito convictos de suas opiniões e detestam ser contrariados. Quando ele tentar medir forças com você, mostre quem manda de verdade para não perder a autoridade.
Sagitário
Impor limites. Certamente, você passará grande parte da sua vida tentando mostrar quem manda nesta relação. Estes nativos são cheios de vontade e detestam ter a sua liberdade ameaçada. Além disso, não são muito tolerantes e costumam reagir com rispidez quando se sentem contrariados.
Capricórnio
Para ter o seu respeito, você jamais poderá se mostrar inseguro. Eles agem com frieza e são extremamente observadores. Nada de tentar ganhar no grito, o segredo é apostar em uma boa conversa e no carinho na medida certa. Capricornianos não são e nem gostam de pessoas muito "melosas".
Aquário
Por mais que você não goste de algo na personalidade do seu filho, nem tente mudar. Para conseguir o seu respeito, é preciso respeitá-lo também. E se você é daquele tipo que costuma dizer "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço", trate de mudar. ao perceber que você não está sendo coerente, ele agirá da mesma maneira.
Peixes
Ao mesmo tempo em que você deve respeitar o seu jeito quieto e tímido de ser, será preciso estar sempre o incentivando a enfrentar o mundo. Estes nativos não têm muita ambição e costumam agir apenas com o coração. Só tome cuidado para que o seu filho não fique o dia trancado no quarto, piscianos gostam de se isolar do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário