sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dia do perdão judaico - YOM KIPPUR - em 2011, de 7-8 de outubro

Apenas algumas informações...
Este dia, tem como tônica, essência e ensinamento, que as pessoas entendam que... 
A PAZ PASSA PELO ARREPENDIMENTO E RESPEITO AO PRÓXIMO"

parte 1:
YOM KIPUR
O Dia do Perdão Judaico
Eliana Rosebaum Didio
 
 


Para falarmos de Yom Kipur temos que citar Rosh Hashana, porque são as festas mais importantes dos Judeus, além do Yom Kipur ser 10 dias após Rosh Hashaná.

Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, é observado no primeiro e no segundo dias de Tishrei, o sétimo mês do calendário judaico. Este ano de 2011, caiu em 28-29-30 de Setembro.(quarta, quinta e sexta-feira)

PARA OS JUDEUS ENTRAMOS NO ANO DE 5.772.

"Que você seja inscrito no Livro da Vida"

Esta é a saudação usual durante esse período e, acredita-se, que, em Rosh Hashaná, o destino da humanidade seja registrado por 
"D'us¹no Livro da Vida

No Yom Kipur, o livro é fechado e lacrado. Um Ano Novo bom e feliz é concedido àqueles que se arrependeram dos seus pecados.

O Yom Kipur é o dia mais solene judaísmo. É o tempo em que se eleva a alma para perto do Trono e Balança Divina. É o início de um dia de jejum e abstinência, quando o material se submete ao espiritual e cada judeu vai examinar seus atos e buscar perdão pelos erros que cometeu contra D'us. É um dia de arrependimento e perdão.
 
 

Sem a possibilidade do arrependimento, o mundo não poderia existir, já que ao criar o homem com o livre arbítrio - a liberdade de escolha entre o bem e o mal - D'us deu-lhe a possibilidade de errar, de se afastar Dele. Mas ofereceu-lhe, também, a possibilidade de voltar para Ele, a possibilidade de mudar o curso de sua vida, de arrepender-se, de "aproximar-se de D'us, afastando-se do pecado," de fazer teshuvá (arrependimento, retorno ao bem). O Talmud afirma que "Sete elementos foram criados antes do universo, entre os quais a Torá e o arrependimento..." (Nedarim 39b). Portanto, antes mesmo de ser criado, D'us deu ao homem, elemento fundamental de toda a Criação, a possibilidade de se afastar de seus erros. Segundo nossos sábios, a eficácia do arrependimento, do retorno a D'us, está acima da lógica humana.

No calendário hebreu, o Yom Kippur começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (o que coincide com setembro ou outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Esse ano, 2011, a véspera de Yom Kipur caiu no dia 07/10 e vai até 08/10.
 
 

Durante um longo ano, comete o homem toda sorte de erros, atropelos, voluntários, involuntários. O processo da teshuvá não poderá realizar-se magicamente em um dia.

O Yom Kipur é o dia do perdão - quando Deus perdoa a todo Israel. Durante esse dia, nada pode ser comido ou bebido, inclusive água. É permitido lavar a boca, escovar os dentes ou banhar o corpo. Somente o rosto e as mãos podem ser lavados pela manhã, antes das orações. Não se pode carregar nada, acender fogo, fumar, nem usar eletricidade. O jejum não é permitido para crianças menores de 9 anos, pessoas gravemente enfermas, mulheres grávidas e aquelas que deram a luz há menos de trinta dias.

Se uma pessoa, enquanto estiver jejuando, passar mal a ponto de quase desmaiar, deve-se lhe dar comida até que se recupere. Se houver perigo de uma epidemia e os médicos da cidade aconselharem que é necessário comer a fim de resistir à moléstia, exige-se que todos comam.

Observa-se, também, que as más ações ou transgressões têm duas polaridades: uma do homem em relação ao homem e a outra do homem em relação a Deus. A primeira é a da vida diária, exterior, social e inter-humana. A outra, do âmbito da alma, é o segredo da consciência. A primeira é coisa de homens e os homens têm de resolvê-la: "As transgressões que vão de homem a homem, não são espiadas pelo Yom Kipur se, antes, não forem perdoadas pelo próximo ".

Daí que se costuma pedir, previamente, o perdão de nossos semelhantes, se eles não perdoam, Deus não poderá intervir.
 
A proibição mais forte no Yom Kipur é relacionada à comida - Comer (desde um pouco antes do pôr-do-sol de Domingo (dia 01), até o nascer das estrelas da segunda-feira, (dia 02). Essa, como outras proibições, tem como essência causar aflições ao corpo dando prioridade a alma

A GASTRONOMIA DE YOM KIPUR

 

Carpa
Enquanto o Yom Kipur é dedicado ao jejum, o dia anterior é dedicado a comer. De acordo com o Talmud, a pessoa "que come no nono dia de Tishrei (e jejua no décimo), é como se tivesse jejuado em ambos os dias, o nono e o décimo". Também as orações são minimizadas para que os judeus possam se concentrar em comer e se preparar para o jejum.

No dia que precede o Yom Kipur, recomenda-se que se coma mais que o habitual para se fazer face ao jejum, evitando-se alimentos excessivamente salgados ou condimentados que provoquem sede excessiva, pois ao começar o jejum, além de não se comer, não se bebe água até o término.

Alguns quebram o jejum ainda na sinagoga com bolo de nozes e mel.
 
Os Ashkenazim costumam quebrar o jejum com um caldo de galinha quente acompanhado de Kreplach recheado de frango, chá, arenque, galinha assada, etc.
 
Burekas
 
Os Sefaradim são mais adeptos do lanche, que pode se iniciar com um suco de frutas. São também colocados à mesa Burekas, pastas de queijo. azeitonas. biscoitos, pãezinhos e, as vezes, caldo de galinha.

No Marrocos, é mais usual se preparar um cuscuz de galinha, além de galinha ensopada com grão de bico e uma rica sopa com todos os vegetais, que alguns denominariam como Harira, da qual os muçulmanos fazem uso também no jejum de Ramadâ.
 
 

Blintzes
Em casa, o jantar tradicional começa com um peixe defumado ou marinado: a salinidade faz com que se tome mais líquidos e re-hidrata o organismo mais rapidamente.
 
Alguns grupos da Europa central, costumam, neste dia, fazer uma refeição láctea: lokshem kugel (bolo de macarrão) ou as blintzes (panquecas) de queijo. Em quase todas as casas há, também, um prato de galinha.

Outro costume envolve os judeus da Turquia. No jantar de "quebra-jejum", costumam servir huevos haminados (ovos cozidos por um processo especial que leva mais de 6 horas). O ovo sempre foi o símbolo da vida e da continuidade para muitos povos antigos. Diz a lenda turca que, se você dividir um huevo haminado com alguém, um ficará com raiva do outro até o fim do próximo ano.
 
Kreplach
 
Os judeus Sefaradi (do Oriente e da Península Ibérica) têm o couscous como prato de cerimônia para as festas de fim de ano. Comem acelga para remover os inimigos do caminho, a vagem de metro para aumentar as bênçãos recebidas, o doce de abóbora em pedaços para pedir que os nossos pecados sejam também reduzidos a pedaços e a romã para que nossas virtudes se multipliquem como suas sementes.



Curiosidade: Existiram 2 grandes comunidades judaicas na Índia, a de Bombaim e a de Calcutá. As receitas de ambas eram iguais na essência, mas tudo o que era feito com carne em Bombaim, era feito com frango em Calcutá: a comunidade de Bombaim tinha um shohet, ou seja, um rabino habilitado a abater animais segundo os rituais kasher (o código religioso sanitário que diz o que o povo judeu pode comer e o que não pode). Assim, a comunidade de Calcutá só comia carne quando o Shohet para lá viajava.



1- D'us ou D-us é uma das formas utilizadas pelos judeus de língua portuguesa para se referirem ao criador do mundo sem citar seu nome completo em respeito ao terceiro mandamento recebido por Moisés  (Não tomarás em vão o nome de YHWH). Em outros idiomas, eliminam-se também uma ou mais letras da palavra correspondente, como no hebraico transliterado El'him ou no inglês G-d / G'd.



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PARTE 2: (outra fonte)

Na véspera:
Bolo de Mel
No serviço matinal, há também um costume interessante: o rabino ou atendente da sinagoga distribui pedaços de bolo de mel aos frequentadores, após terem feito uma pequena oração a D'us dizendo: "Se foi destinado que eu receba caridade durante o próximo ano, que seja cumprido com este ato para que eu nunca tenha de implorar por caridade." Esta atitude humilde faz-nos pensar nos pobres desafortunados e nos enche de gratidão a D'us por nos ter feito doadores e não recebedores, no que se refere à caridade.

Preces e jejum
Minchá, a oração da tarde, é realizada mais cedo e recitada com espírito de humildade e arrependimento e, na Amidá (reza silenciosa) dizemos o Al Chet (uma confissão dos pecados que possamos ter cometido, consciente ou inconscientemente, no decorrer do ano).
Na véspera de Yom Kipur, é uma mitsvá, preceito, fazer duas refeições, uma no almoço e outra à tarde.

Bênção dos Filhos
É realizado o tradicional costume do pai abençoar seus filhos, antes de irem à sinagoga. O pai põe as mãos sobre a cabeça de cada criança, uma por vez, e lhe dá uma bênção.

Para meninos:

Yesimechá Elo-hik Ke- efraim ve chi-Menashe:

Para meninas

Yesimechá Elo-him Ke-Sara, Rivka, Rachel vel- Lea:

Vaydaber Adonai el Moshê lemor: Daber el Aharon veel banav lemor: “Cotevarechu et Benê Yisrael, amor lahêm: ‘Yevarechechá Adonai, veyishmerêcha. Yaer Adonai panav elêcha,vichunêca. Yissá Adonai panav elêcha, veyassêm lechá shalom.’ Vessamu et shemi al Benê Yisrael, va’Ani avarechêm.”

Tradução:

D’us falou a Moshê, dizendo: Fala a Aharon e a seus filhos, dizendo:“Assim abençoareis os Filhos de Israel’, dizendo-lhes: ‘Adonai te abençoe e te guarde. Faça Adonai resplandecer Sua face sobre ti e te agracie. Dirija Adonai Sua face sobre Ti e te dê paz.’ Eles colocarão Meu nome sobre os Filhos de Israel; e Eu os abençoarei.”

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CURIOSIDADES:



 
 
  • O primeiro dia de Rosh Hashaná jamais pode coincidir com um domingo, quarta ou sexta-feira.
  • OBS: O Shabat, ou sábado, é a primeira das datas santas para o judaismo. É ao mesmo tempo uma celebração, um sinal e uma lembrança da aliança entre o Criador e Seu povo, Israel. Foi a primeira festa instituída na Torá, antes mesmo de Pessach (Páscoa) e de Yom Kipur (Dia do Perdão)! 
  • A Torá é o conjunto de ensinamentos e regras de conduta entregues pelo próprio Criador ao povo judeu. Dentre as instruções que a Torá nos dá a respeito do Shabat se destacam duas: “Shamor VeZachor”, que significa :"guarda e lembra"!
  • O Shabat começa na noite de sexta-feira e se estende até o final da tarde de sábado. É um dia para o descanso semanal e para o serviço religioso, portanto é proibido trabalhar!
  • FONTE:
http://brasilsefarad.com/joomla/index.php?option=com_content&vi...
 
     
 
  • A Lua Nova de Tishrei não é anunciada, nem abençoada na sinagoga no Shabat que a precede, como ocorre com os outros meses. O Próprio D'us abençoa este mês.
 
     
 
  • Adam foi criado no primeiro dia de Tishrei (Rosh Hashaná), e ele imediatamente proclamou o Criador como Rei e Mestre do Universo. Esta é uma das razões pelas quais o shofar é tocado em Rosh Hashaná.
 
     
 
  • Como Rosh Hashaná é o "Dia da Coroação" do Rei dos Reis, D'us. É um dia de anistia e perdão.
 
     
 
  • O shofar é também um chamado ao arrependimento. O primeiro homem a se arrepender foi Cain, que assassinou seu irmão Hevel neste dia. Ele se arrependeu, e sua vida foi poupada.
 
     
 
  • Há uma opinião que afirma que Yitschac nasceu em Rosh Hashaná, e que por isso lemos sobre seu nascimento na Torá no primeiro dia de Rosh Hashaná, e sobre o sacrifício de Yitschac (Akedá) no segundo.
 
     
 
  • Foi em Rosh Hashaná que Yossef foi libertado da prisão no Egito, e tornou-se vice-rei do Egito.
 
     
 
  • Ezra, o Escriba, reuniu todos os exilados que retornavam da Babilônia no dia de Rosh Hashaná, e juntamente com o profeta Nehemiah despertou-os a um arrependimento sincero e devoção a D'us.
 
     
 
  • Quando o primeiro dia de Rosh Hashaná ocorre num Shabat, Tashlich é observado no segundo dia.
http://www.chabad.org.br/datas/rosh/rosh021.html



FERIADOS JUDAICOS/2011

2011 
Jan 20 - Tu B’Shvat 
Mar 17 – Ta'anit Esther 
Mar 20 e 21 - Purim 
Abr 18 – Véspera de Pessach 
Abr 19 à 26 - Pessach 
Mai 2 – Yom Hashoá 
Mai 9 – Yom Hazikaron 
Mai 10 – Yom Haatzmaut 
Mai 22 - Lag B’Omer 
Jun 1 – Yom Yerushalaim 
Jun 8 - Shavuot 
Jun 9 - Shavuot 
Jun 19 – Jejum 17 B’Tamuz 
Jul 9 – Jejum Tisha B’Av 
Set 28 - Véspera de Rosh Hashaná 
Set 29 e 30 - Rosh Hashaná 
Out 08 – Yom Kipur 
Out 13 e 14 – Sucot 
Out 19 e 20 – Shimini Atzeret 
Out 21 – Simchá Torá

FERIADOS JUDAICOS AMPARADOS POR LEI 
Pessach 
Rosh Hashaná 
Yom Kipur

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