terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nasa - Confira você mesmo! E MAIS....



26 de setembro e os lapsos de imagens exibidas pela Nasa continuam. Confira você mesmo, clique no link http://sohodata.nascom.nasa.gov/cgi-bin/data_query, coloque o tipo de imagem (Lasco 2 ou 3), a resolução, escolha o display (imagens), coloque a data de início e clique em search.

Até o presente momento, há um intervalo de fotos entre 6:00 e 13:30. Quem sabe até o final do dia ou da noite, depois das devidas correções , elas apareçam, como aconteceu ontem.

Tem que se levar em conta também, que depois de dezenas de erupções com ejeção de massa coronal (CMEs), o índice kp que retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera, se mantêm na semana anterior e essa assim:


Parece que nenhuma delas afetou a Terra...

E tem gente que acha que isso é teoria de conspiração. Deixou de ser teoria faz tempo!

MAIS...
Cometa Elenin não é detectado pelo telescópio solar SOHO

Imagens captadas pelo coronógrafo do telescópio espacial Soho não revelaram qualquer fragmento remanescente do cometa C/2010 X1 Elenin. As imagens eram ansiosamente aguardadas pelos astrônomos amadores. O cometa passou pelo periélio em 10 de setembro e a previsão era que não resistiria ao calor da estrela.
 Cometa Elenin nas imagens do Soho

Apesar de não ser observado pelo coronógrafo, as imagens captadas não podem ser consideradas como prova definitiva para considerar o cometa desintegrado. O motivo é que o limite de brilho para ser detectado pelo coronógrafo Lasco C3 é de 7.0. Assim, se os fragmentos sobreviventes forem muito pequenos certamente não poderão ser observados.
A possibilidade de ruptura e desintegração de Elenin já havia sido levantada por experts na observação cometária, que não acreditavam que C/2010 X1 resistiria à grande aproximação com o Sol, estimada em 71 milhões de quilômetros.
A imagem acima foi feita pelo instrumento Lasco C3 às 13h30 BRT de 25 de setembro de 2011. Na cena é possível observar diversas estrelas usadas como referência na busca pelo cometa. Para fins de comparação de magnitude, o pequeno ponto anotado como HD 107070 é a estrela 13 Vir, de magnitude visual 6, já praticamente obscurecida na imagem do coronógrafo. A área delimitada mostra a posição em que o cometa C/2010 X1 Elenin deveria ser observado no instante da foto.
No momento, as observações visuais de Elenin permanecem bastante prejudicadas devido à proximidade com o Sol. Somente a partir da segunda semana de outubro os possíveis remanescentes do cometa poderão ser vistos através de telescópio óticos, desta vez antes do amanhecer, já no quadrante leste.
Garradd
Ao contrário do cometa Elenin, provavelmente desintegrado, quem continua chamando a atenção após o pôr do sol é o cometa C/2009 P1 Garradd, que atualmente atravessa a constelação de Hercules e brilha na magnitude 7.5. Ele pode ser visto com auxílio de binóculos de boa procedência (não de plástico) ou pequenos telescópios e sua aparência é de uma pequena bolinha difusa, facilmente identificável.
Cometa C/2009 P1 Garradd
Clique para Ampliar
A imagem acima foi feita no dia 22 de setembro pelo Apolo11.com, a partir de telescópio robótico instalado na costa leste da Austrália. A imagem é uma animação de cinco frames de 75 segundos e mostra o cometa caminhando pela constelação de Hércules.
Para saber para onde olhar e encontrar o cometa Garradd, utilize nosso aplicativo "Planeta Fácil". No momento o cometa pode ser visto por volta das 19h30 pelo horário de Brasília, no quadrante norte.
Bons Céus!

Fonte : Maria Afonso   Exibir blog




Nenhum comentário:

Postar um comentário