terça-feira, 27 de setembro de 2011

Forte Tempestade Espacial Poderá Causar Colápso em Sistemas Elétricos e de Comunicações

25 de setembro de 2011


 Buraco Coronal - crédito: Spaceweather.com - 26.09.2011


Alerta de Tempestade Geomagnética: Um avanço na atividade da superfície do sol, depois de um impulsionamento duplo, de Ejeções de Massa Coranal (CME), como consequência de explosões da mancha AR1302, em 24 de setembro de 2011, produziu uma nuvem de partículas que viaja diretamente para a Terra. Este golpe significativo deverá atingir nossa magnetosfera (campo magnético do nosso planeta) possivelmente, em 26 de setembro em torno de 14:00 (Horario Universal).
Meteorologistas do NOAA relataram em boletim informativo que estimam que existe uma chance de 30% de fortes tempestades geomagnéticas quando estas nuvens chegarem. A forte atividade solar que desencadeou dois Flares (Chamas), de classe X (A classe mais forte de chamas), desde o dia 22 de setembro, partindo das manchas solares AR1302, parecem estar guardando algo mais, para as próximas horas. A região ativa, tem um complexo campo magnético, que abriga energia muito forte para erupções de classe M e classe X. Flares (chamas)  da AR1302 vão se tornar cada vez mais ativas e com mais poder de expulsão de nuvens carregadas de particulas, voltadas diretamente para a Terra.

Crédito: Emil Kraaikamp - Spaceweather.com

Das manchas solares ativas, a AR1302, se transformou em um transmissor solar de rádio de ondas curtas. Ondas de choque com ondulação magnéticas provenientes das manchas solares provocam oscilações e excitam o plasma na atmosfera do sol. O resultado são rajadas de estática que podem ser ouvidas nos alto-falantes de rádios de ondas curtas na Terra. O Rádio amador e astrônomo Thomas Ashcraft gravou esta amostra de seu observatório no quintal de sua casa,  no Novo México em 24 de setembro. Ouçam o sinal sinistro das ondas se propagando clicando no ícone abaixo:



Fonte: NOAA - Spaceweather.com
Crédito: Thomas Ashcraft
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes  

____________________________________________________________________________
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2011/09/forte-tempestade-esp...
Forte Tempestade Espacial Poderá Causar Colápso em Sistemas Elétricos e de Comunicações - Atualização Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul
____________________________________________________________________________

LEIA TAMBÉM

Índice KP e Efeitos Associados
KP=9
Extremo
Sistemas de potência: São esperados problemas de grandes proporções e acionamentos de sistemas de proteção. Redes de distribuição podem entrar em colapso, provocando blecautes. Transformadores podem ser danificados.Espaço: Intensas correntes induzidas nos circuitos dos satélites. Operações de orientação, uplink e downlink de dados são seriamente afetados. Erros significativos de rastreio devido ao forte aumento do arrasto na atmosfera.

Outros: As correntes induzidas podem alcançar centenas de amperes. Fechamento completo da propagação em ondas curtas (HF) por diversos dias. Navegação por satélite praticamente impossível durante vários horas. Radionavegação por baixa frequência (beacons, ILS, etc) pode ser impossível por muitas horas. Auroras ocorrem em latitudes muito baixas (40º)
KP=8
Severo
Sistemas de potência: Possíbilidade de problemas de grandes proporções. Alguns sistemas podem detectar incorretamente informações nas redes de distribuição.Espaço: Satélites podem experimentar surtos de tensões induzidas. Correção de posicionamento e orientação podem ser necessários devido ao forte arrasto na atmosfera superior.

Outros: Tensões induzidas nas tubulações podem requerer medidas preventivas. Propagação em Ondas Curtas (HF) se tornam exporádicas e a navegação por satélite pode permanecer degradada por horas. Radionavegação em ondas médias e longas (beacons, ILS, etc) se tornam corrompidas e auroras boreais são vistas em latitudes mais baixas (45º)
KP=7
Forte
Sistemas de potência: Podem ser necessário correções na tensão. Alarmes falsos podem ser disparados em alguns dispositivos de proteção.Espaço: Correntes induzidas podem afetar sistemas satelitais. Satélites de órbita baixa podem sofrer com o aumento do arrasto da atmosfera. Correções de posicionamento e orientação se tornam necessárias.

Outros: Podem ocorrer problemas intermitentes na navegação e orientação por satélites ou através de sinais baixa frequência (beacons, ILS, etc). Comunicações por HF podem ser intermitentes e auroras podem ser vistas em latitudes baixas, ao redor de 50º.
KP=6
Moderado
Sistemas de potência: Redes elétricas em latitudes elevadas podem sofrer alertas de variação de tensão. Se prolongadas, as tempestades podem danificar transformadores.Espaço: Podem ser necessárias reorientações na órbita de satélites. O aumento do arrasto da atmosfera pode interferir no cálculo orbital.

Outros: Pode fechar a propagação em ondas curtas (HF) nas latitudes elevadas. Ocorrência de auroras boreais em latitudes baixas, ao redor de 55º.
KP=5
Fraco
Sistemas de potência: Podem ocorrer flutuações fracas na rede elétrica.Espaço: Possíveis impactos nas operações que envolvem satélites.

Outros: Alguns animais migratórios podem ser afetados. Auroras boreais visíveis em latitudes altas.
Tempestades Geomagnéticas
Previsão para 27/09 até 29/09



CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário