terça-feira, 27 de setembro de 2011

Gruta do Monte Gargano e as Quatro Aparições ligadas ao santuário de SÃO MIGUEL ARCANJO

O Santuário do glorioso Arcanjo na gruta do Monte Gargano, é considerado um dos mais célebres e devotos de todo o Mundo. A Igreja, para atestar este fato histórico, marcou para o Calendário Litúrgico Universal a Festa Comemorativa desta aparição, no dia 8 de maio. Esta festa foi obrigatória para toda a Igreja até à nova reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.


APELO A SÃO MIGUEL ARCANJO

São Miguel à frente,
São Miguel atrás,
São Miguel à direita,
São Miguel à esquerda,
São Miguel em cima,
São Miguel em baixo.

São Miguel
São Miguel
onde quer que eu vá.
Eu sou o seu amor, que me protege aqui
(3 vezes)

Santuário de São Miguel Arcanjo

O Santuário de São Miguel Arcanjo está localizado em Monte Sant'Angelo , na província de Foggia .

(MANFREDONIA: Conhecida por “Porta do Gargano” pela sua posição geográfica, Manfredonia surge sobre o homônimo golfo na província de Foggia.)


Todo o local é parte da série "lombardos na Itália: os lugares de poder", incluindo sete lugares cheios de testemunhos de arquitetura, pintura e escultura da
"arte Lombard, inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO da " UNESCO em junho de 2011.
Detalhe da Igreja Celestial da Torre Angioina

História
Segundo a tradição, o santuário tem suas origens no ano 490, da primeira aparição do Arcanjo Miguel sobre o Monte Gargano
. A partir da área de Gargano, na qual estava o santuário, que se tornou parte dos domínios Lombardos, sujeitos diretamente ao ducado de Benevento.


O povo da Alemanha tem uma reverência especial para o Arcanjo Miguel, que se encontravam nas virtudes marciais, uma vez que era adorado o deus germânico Odin, e a partir do sétimo século foi considerado o Santuário Nacional Gargano dos lombardos.

São Miguel Arcanjo logo se tornou o principal centro de culto de todo o Ocidente, o modelo tipológico para todos os outros. O santuário, objeto de patrocínio dos duques de Benevento é monumental, tanto que o rei instalado em Pávia promoveu muitas renovações necessárias para facilitar o acesso à primeira aparição da caverna e para acomodar os peregrinos.

Mundo esboço sobre Património. Herança
Lombardos na Itália. Lugares do poder (568-774 AD)


São Miguel Arcanjo se tornou um dos locais de peregrinação importante da cristandade, a versão teatral de Via Francigena agora chamada “Langobardorum Via Sacra" que levou à Terra Santa[1].

O Santuário é na verdade um dos três primeiros lugares de culto dedicado a São Michael europeu, juntamente com o di San Michele Sacra em Val di Susa, e Mont Saint-Michel na Normandia.

Os três locais sagrados estão localizados a 1.000 km de distância um do outro, alinhados ao longo de uma linha que se estendia em linha reta, levando a Jerusalém.

Após a queda do reino lombardo (774) santuário manteve o seu importante papel dentro da Langobardia Minor (Langobardia Minor era o nome, idade medieval, foi dado aos domínios Lombard do ' centro Sul da Itália, correspondente a ducados de Spoleto e Benevento.).
Novamente como parte do Ducado de Benevento em 774 foi elevada pela iniciativa de Arechi II, à categoria de principado.

Quando Benevento também caiu no curso do século XI, o santuário de São Miguel Arcanjo tomou conta dos primeiros normandos, então os Suevos e Anjou, que por sua vez estão ligados ao culto de São Miguel intervieram e sobre a estrutura do próprio santuário, mudando o topo e enriquecendo-a com novas decorações [1] .


Peregrinações
Ao longo dos séculos, milhões de peregrinos visitaram este lugar de culto tão antigo. Entre eles, vários papas (Gelásio I, o Papa Leão IX, o Papa Urbano II, Alexander III, Gregório X, Papa Celestino V, João XXIII, João Paulo II ) e reis (Ludwig II, Otto III, Henry II, Matilde de Canossa, Carlo d ' Anjou, Alfonso de Aragão , Fernando o Católico ).

Mesmo São Francisco de Assis visitou o Santuário São Miguel Arcanjo, mas não se sentia digno de entrar na caverna, parou em oração e meditação na entrada, beijando o chão e uma escultura em pedra do sinal da cruz na forma "T" (Tau).


Cruz de Tau, usada pelos franciscanos no cristianismo.

Algumas das imagens mais antigas de cruzes foram encontradas nas estepes da Ásia Central e algumas em Altai. A cruz na velha religião altaica chamada Tengriismo simboliza o deus Tengri; ela não era uma cruz alongada, lembrava mais um sinal de adição (+).

Os primeiros livros cristãos da Armênia e da Síria traziam evidências de que a cruz se originou com povos nômades do leste, possivelmente uma referência aos primeiros povos turcos. Em velhos templos armênios, algumas influências de estilo turco são encontradas nas cruzes.

Arquitetura
Estátua de São Miguel Arcanjo

A estrutura do santuário deve ser feita de um superior e um inferior. No nível superior estão o portal românico e o sino. A torre sineira também é chamada Angevin, desde que foi construída por Carlos de Anjou em ação de graças a São Miguel para a conquista do sul da Itália e é modelada de acordo com o esquema das torres de Castel del Monte .

O nível mais baixo da caverna, que é acessado diretamente da escadaria Angevin, o devocional museu e criptas . A estátua do santo em mármore Carrara foi esculpida por Andrea Sansovino e é datado de 1507. Naquela época, ele foi bispo de Manfredonia, a diocese que incluiu Angelo Monte Sant ', o cardeal Antonio del Monte, um vizinho do escultor e encomendou o trabalho, que é provavelmente uma das primeiras obras-primas do Renascimento na Itália meridional.
A caverna tem dentro, após a estátua do santo, a cadeira do Bispo e a estátua de San Sebastian. As criptas são encontradas em áreas de idade Lombarda e atuou como uma entrada para a caverna. Elas são definitivamente abandonadas no século XIII.
As inscrições ao longo das paredes das criptas, em alguns casos em letras rúnicas, testemunham o fluxo considerável de peregrinos de toda a Europa desde a Lombardia. As criptas são desenvolvidas em duas fases e dois ambientes que compõem os edifícios que datam do final sétimo século e o início do século VIII. A primeira parte das criptas na forma de uma arcada, divididos em oito baías retangulares. Neste ambiente foram primeiramente expostas esculturas a partir das escavações do santuário. A segunda parte das criptas é às vezes Lombarda e teve duas escadas (uma delas foi destruída), que terminou com um público pequeno, com uma abside e um altar com várias inscrições.

  1. 1.                            A Torre sineira
  2. 2.                            O topo Atrium
  3. 3.                            A escadaria
  4. 4.                            O átrio interno
  5. 5.                            O Coro
  6. 6.                            A Capela da Cruz
  7. 7.                            O Altar do Santíssimo Sacramento
  8. 8.                            A Nave Angevin
  9. 9.                            A Gruta de São Miguel
  10. 10.                       O presidente Episcopal
  11. 11.                       O Altar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  12. 12.                       As Criptas
  13. 13.                       O Museu Devocional
  14. 14.                       As Pedras Pedreira
  15. 15.                       As Pedras Pedreira
  16. 16.                       As Pedras Pedreira

Aparições
As aparições são quatro tradicionalmente ligadas ao santuário.

Primeira aparição: o episódio do touro

Datada de 490, fala de certo Elvio Emanuele, um cavalheiro rico de Gargano, que havia perdido o mais belo touro de seu rebanho, ele achou aleatoriamente em uma caverna inacessível. Já esta situação intrigou, e incapaz de acesso para recuperá-lo, ele decidiu matá-lo atirar uma flecha com seu arco, mas, inexplicavelmente, reverteu a trajetória da seta e bateu no escudeiro ferindo o fidalgo. Espantado em detecção de uma situação sobre-humana, Elvio foi até Lorenzo Maiorano (São Lourenço Maiorano padroeiro da cidade de Manfredonia) o santo bispo de Siponto, então num importante centro da planície (agora coloca na cidade de Manfredonia), para dizer o que aconteceu. Depois de ouvi-lo, o bispo o aconselhou a passar três dias orando e jejuando.
No terceiro dia o Arcanjo Miguel apareceu em sonho ao Bispo para convidá-lo a abrir a caverna ao culto cristão dizendo: "Eu sou o Arcanjo Miguel e estou sempre na presença de Deus. A caverna é sagrada para mim, é a minha escolha, eu mesmo sou guardião vigilante. Onde ela abre a rocha, podem ser perdoados os pecados dos homens [...] O que será pedido na oração, será ouvido. Assim, a caverna será dedicada ao culto cristão." O bispo, no entanto, não deu resposta ao pedido do Arcanjo, pois no monte persistia a adoração pagã.

Segunda aparição: a história da vitória
Dois anos mais tarde, em 492 , a cidade de Siponto estava sob cerco por hordas de bárbaros do rei Odoacro (434 - 493). No final de suas forças a cidade chegou ao extremo quando o bispo pediu clemência ao rei bárbaro, e obteve três dias de trégua para o povo.
O bispo de Siponto obtendo pelo inimigo uma pausa de três dias reuniu o povo em oração e então o Arcanjo voltou para o bispo em um sonho dizendo que ajudaria Siponto se eles atacassem os bárbaros. Aqui, o Arcanjo apareceu prometendo-lhes a vitória.
Animados com a mensagem, os defensores deixaram a cidade de partida numa furiosa batalha acompanhada por uma tempestade de areia e granizo que caiu sobre os invasores. Estes, assustados, fugiram. Como um sinal de gratidão a todo o povo de Siponto, em procissão subiu a montanha. Mais uma vez, no entanto, o bispo não se atreveu a entrar na caverna.

Terceira aparição: a história da dedicação

No ano 493, após a vitória, o bispo Lorenzo Maiorano, com a intenção de realizar a ordem de consagrar a caverna do Arcanjo São Miguel como um sinal de gratidão. Ele foi para Roma, ainda indeciso e relatou o incidente ao Papa Gelásio I, que manifestara uma opinião positiva sobre outro e ordenou ocupar a caverna e consagrar jejum de arrependimento por três dias.
Encorajado pelo Papa, o bispo seguiu a ordem. Mas o Arcanjo apareceu pela terceira vez ao santo bispo e anunciou que a cerimônia de consagração não era necessária porque ele mesmo tinha consagrado a caverna com a sua presença. O bispo, então, ordenou a construção de uma igreja em frente à entrada da caverna que foi dedicada a São Miguel Arcanjo em 29 de setembro 493.
A caverna sagrada permanece até hoje como um lugar de culto consagrado pela mão humana e recebeu ao longo dos séculos o título de "Basílica Celestial".

E assim, finalmente, o bispo foi em procissão com todos os habitantes de Siponto ao Monte e da gruta dedicada a São Miguel Arcanjo em 29 de setembro 493.


Quarta aparição

Em 1656 todo o sul da Itália foi invadida pela praga. O Arcebispo Alfonso Puccinelli decidiu, então, encontrar outra solução para combater a epidemia, voltar-se para São Miguel com orações e jejuns. Na madrugada de 22 de setembro, absorto em oração em uma sala do palácio episcopal do Monte Sant'Angelo , sentiu-se como um terremoto e logo após São Miguel apareceu e disse-lhe para abençoar a sua caverna com uma escultura em pedra e sobre eles o sinal da cruz e as letras MA (Michael). Quem devotamente realizada com pedras teriam sido imunes a praga. O arcebispo seguiu a ordem do Arcanjo e a cidade foi uma vez livre da praga.

Em lembrança e eterna gratidão pelo milagre, o arcebispo erigiu um monumento ao santo na praça da cidade, onde ainda se encontra na frente da varanda do quarto onde a aparição teria ocorrido. A inscrição diz: "O príncipe dos anjos - VENCEDOR DE PRAGA - Patrono e GUARDIÃO - GRATIDÃO ETERNA MONUMENTO - Alfonso Puccinelli - 1656".
Estátua de San Lorenzo Maiorano

Bispo
Nascimento Século V
Morte 07 fevereiro 545
Reverenciado por Igreja Católica
Santuário principal Catedral de Manfredonia
Retorno 7 de fevereiro
Patrono da Manfredonia; Arquidiocese de Giovanni Rotondo Manfredonia-Vieste-San
Milagres

Diz-se que São Lorenzo tem a intercessão de São Miguel para repelir a incursão do Vale do Pó, em Siponto. Ele teria o dom de profecia, e anunciou a guerra iminente com os godos.

Ele queria uma reunião com Totila, eles enviaram-lhe um cavalo selvagem que não obedecia ninguém, mas inexplicavelmente ainda subjugados a ele, conseguiu Lorenzo que Siponto fosse poupada da destruição.

Diz a lenda que São Lourenço trouxe com ele a partir de Constantinopla, o ícone de" Nossa Senhora de Siponto "patrona atual da cidade de Manfredonia, a imagem foi coroada em 28 de agosto de 1955 pelo cardeal Roncalli, que mais tarde se tornou o Papa João XXIII.

Existem várias declarações por escrito, uma carta do Papa Gelásio I em 493 - 494 de Justus, bispo de Larino; outra carta para o próprio Papa Herculentius, bispo de potência (492 - 496) e ainda informou uma nota do Martirológio Geronimiano sob a data de 29 de setembro.
O documento, no entanto, que tem mais do que outros reconstruído de forma mais precisa e evocativa a todos os acontecimentos milagrosos que dão origem ao culto de São Miguel Arcanjo em Gargano é o Liber da Santa Aparição de São Miguel no Monte Gargano (Liber de apparitione santi Michaelis in Monte Gargano), cuja elaboração remonta ao VIII século.
A pastoral do santuário foi confiada em 13 de julho 1996 à Congregação de São Miguel Arcanjo.

Santuário de São Miguel Arcanjo


Procissão de San Lorenzo Maiorano em Manfredonia
Notas
  1. ^ a b Italia Langobardorum. Centri di potere e di culto (568-774 d.C.). L.... URL consultato il 03-10-2008.
  2. Cartão de San Lorenzo Maiorano , de santos, bendito e testemunhas - Enciclopédia dos Santos, SantieBeati.it

Extraído de: http://it.wikipedia.org/wiki/Santuario_di_San_Michele_Arcangelo
http://it.wikipedia.org/wiki/Lorenzo_Maiorano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz

 
 

____________________________________________________________________________



Leia Também:

A festa de três Arcanjos neste dia: 29 de Setembro - Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael & A Origem desta data, Michaelmas, as Lendas e o Ciclo de Festas

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário