terça-feira, 27 de setembro de 2011

Energia Cósmica




Esses conhecimentos foram absorvidos do curso Bioenergia, Aura e Chacras desenvolvido pelo Profº Wagner Borges. Nesta primeira parte, abordaremos o tema “Energia Imanente”. O enfoque principal dessa exposição é a importância e os benefícios absorvidos conscientemente pelos seres humanos nas práticas de sintonização com a energia primordial, beneficiando o desenvolvimento de partes energéticas estagnadas no sentido de ampliar a criatividade espiritual.

Energia Imanente

Um ser humano, disse Albert Einstein, é uma parte deste todo que chamamos de universo, uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele concebe a si mesmo, suas idéias e sentimentos como algo separado de todo o resto. É como se fosse uma espécie de ilusão de ótica da sua consciência.

Essa ilusão é um tipo de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e reservando a nossa afeição a algumas poucas pessoas mais próximas da gente. Ele também nos incentiva a rompermos essas amarras ilusórias e restritivas com o seguinte conselho: “O ser humano deve se libertar da prisão e ampliar o círculo de compaixão de maneira a abranger todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza”. Portanto, trabalhar com as energias é uma forma de expansão, uma maneira de estar ligado ao Todo.

Essa Energia Cósmica (kosmo, grego = ordem universal) é o princípio vital que interpenetra e nutre todas coisas no universo interdimensional, segundo Wagner Borges. “Na verdade, Einstein parece que partiu desse princípio quando demonstrou a substancial identidade entre a energia e a matéria e a possibilidade de transformar uma em outra. Matéria é energia em estado de condensação. Energia é matéria em estado radiante”, avalia ele.

Allan Kardec, codificador do espiritismo, denominava essa energia de Fluido Cósmico. André Luiz, um dos mentores de Chico Xavier, comenta em seu livro “Evolução em Dois Mundos” que o Fluido Cósmico é o plasma divino, hausto do Criador, força nervosa do Todo-Sábio. “Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres como peixes no oceano. O Fluido Cósmico é a força em que todos vivemos, nos ângulos variados da Natureza”, escreveu ele. O autor afirma, em outras palavras, que tudo é Luz!

Helena P. Blavatsky empregava “Luz Astral” em seu extenso vocabulário. A Luz Astral, como apregoou o ocultista francês Stanislas de Guaita, é o suporte hiperfísico do universo sensível. E acrescenta chamando-a de “Luz Secreta de Alma Cósmica”. Os índios Kahuna do Havaí a chamaram de “Mana”. Hermes Trismegistos, hierofante egípcio, chamou-a de Telesma.

A palavra energia é derivada do grego “energes” (ativo) que, por sua vez, deriva de “ergon” (obra). Logo, etimologicamente, a palavra significa “atividade”, “movimento”. A palavra “prana” (energia na Índia, pátria original do Yoga) é derivada do sânscrito: “pra” = para fora, e “na” = respirar, mover-se, viver. Logo, o significado é “sopro ou energia vital”. Na China, a palavra é conhecida como “chi”. No Japão como “ki”.

De acordo com Borges, as energias que os seres vivos absorvem e metabolizam são provenientes de fontes variadas como o sol, o espaço infinito, o próprio planeta. Sobre o Sol, o Mestre Aivanhov ensina que é a fonte única, inesgotável, de onde corre toda a energia, de onde provém todos os bens e todos os conhecimentos. “O Sol é o símbolo mais perfeito de Deus, do Criador”, diz o sábio búlgaro.

As palavras de René Guénon são bastante inspiradoras para a meditação: “A irradiação do sol espiritual é o verdadeiro coração do mundo”. As prédicas de Jesus são ainda mais profundas: “Vós sois a Luz do mundo. Não se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e ela ilumina a todos os que se encontram na casa. Assim, brilhe também a vossa Luz diante dos homens para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Ele mesmo em sua glorificação e expansão disse: “Eu sou a Luz do mundo!” E muitos não o compreenderam.

Estamos envoltos por energias, assim como acontece com todo o universo. “Imaginemos o universo inteiro cheio de uma imensa torrente de vívida luz que com determinado propósito fluísse irresistível e estivesse enormemente concentrada, mas absolutamente sem esforço nem violência”, instruiu C. W. Leadbeater. Assim escreveu o poeta Goethe sobre a Luz e nas entrelinhas deixou um conselho para meditarem na luz, fonte de toda a inspiração:

“A Luz e o espírito
Que reinam,
Uma, no universo físico,
O outro, no universo moral,
São as mais altas energias indivisíveis
Que podem ser pensadas.”

Os ocultistas orientais dividiram essas energias em três grupos distintos, facilitando a didática:
1. Fohat (eletricidade): energia conversível em calor, luz, som, movimento, etc.;
2. Prana (vitalidade): energia integrante que coordenava as moléculas físicas e as reúne num organismo definido;
3. Kundalini (fogo serpentino): energia primária, estruturadora das formas e proveniente do centro do planeta.

A energia imanente, primária e original é uma energia não alterada nem processada por outras consciências mais complexas como no caso de animais e seres humanos. Pode-se apresentar na forma de: energia imanente extrafísica – existente em outros planos; cosmoenergia – energia do espaço interestelar ou do espaço físico; aeroenergia ou energia aérea – energia da atmosfera; geoenergia ou energia telúrica – energia proveniente da Terra; energia ígnea – proveniente do fogo; hidroenergia ou energia aquática – energia proveniente da água em suas várias formas e fontes naturais; fitoenergia – energia dos vegetais. Quando a energia imanente entra no ser humano, é chamada de energia consciencial.

Prática Meditativa

Existem práticas simples e que são capazes de trazer magnitude e expansão. A própria contemplação das galáxias e das estrelas. Não precisamos ter um telescópio caríssimo para isso. Basta você usar o telescópio de sua imaginação que é mais potente do que qualquer artefato físico. Sente-se confortavelmente e relaxe. Adicione seus melhores sentimentos e sintonizado com algo superior, visualize, atentamente, uma galáxia dentro de você, no céu do seu coração. Ela vai girando e se expandindo no mesmo ritmo das galáxias universais. Fique assim por um tempo e deixe que o próprio exercício o faça expandir.



Queremos compartilhar com você a seguinte analogia: numa aldeia de 100 habitantes, se 98 fossem daltônicos, só podemos supor que eles seriam bastante céticos com relação às descrições das duas pessoas restantes que conseguiam enxergar todo o espectro das cores prismáticas.

Os primeiros teriam provavelmente certeza de que esses dois indivíduos eram visionários, ou mentirosos, ou então simplesmente que tinham alucinações. Contudo, se depois de algum tempo, 20% dos habitantes começassem a ver todo o espectro, o restante talvez passasse a aceitar a possibilidade de que houvesse um fundo de verdade nos fatos, embora estivesse além das suas percepções... Assim como essa analogia, existe uma frase de Goethe fantástica: “O que quer que você possa fazer ou sonha que o possa, faça-o. Comece já!”. O inovador, amigo, é ser novo a cada dia. Você tem que trabalhar, todos os dias, as suas energias. Expandi-las, melhorá-las, pois, como você irá notar nessa pequena exposição, elas são transformadas por você.

A prática constante lhe proporcionará se tornar um perito em ficar bem, interagindo no mundo e ao mesmo tempo em sua própria luz. Cada vez mais os cientistas estão fazendo descobertas (ou redescobertas) e sendo apresentadas teorias surpreendentes a respeito da natureza do nosso universo, que antes parecia pura ficção, “coisas místicas” visionárias e mentirosas, inaceitáveis para os meios acadêmicos.

Hoje, o universo físico vem sendo substituído pelo conceito de universo energético. A psicologia moderna vem abrindo espaços para uma visão cada vez mais aberta dos elementos transcendentes aos sentidos comuns do ser humano. Aprendemos com Einstein e sua teoria da relatividade a conceituação de que “Tudo é energia”, em diferentes graus de densidade. Existem muitos estudos voltados para a saúde energética. Podemos representar essa saúde como sendo um equilíbrio entre a energia imanente do universo e a que compõe o ser, a chamada energia consciencial. Não é difícil notar que todos se interagem. A intenção harmoniosa é reflexo de uma saúde energética, em seus diversos graus de consciência... Leve essa reflexão também para os componentes de seu corpo físico... suas células e órgãos. Então, você verá muitas cores do espectro e adicionará várias ferramentas para um colorido em sua vida.

Luz no Caminho

Agora, se por um lado, aceitam-se muitas teorias, por outro, você poderá se perguntar: e a parte prática? Pode-se reconhecer no papel que tudo é luz. Mas o que podemos fazer para experienciá-la em nós mesmos? Voltemos nossas reflexões para a bioenergia. Por ironia do destino, muitos de seus exercícios – podem notar os historiadores – eram realizados por civilizações antigas, como práticas espirituais e, porque não dizer, religiosas. Isso independentemente de tomos teóricos e às vezes, sim, por pura fé. Ademais é a certeza de que funcionavam, atingiam seu determinado fim, tanto sendo a saúde ou a inspiração, quanto a criatividade...

Queremos somar a esses escritos um exercício de visualização criativa, bastante simples, que acabamos de fazer, inspirado pelo livro “O Canto da Vida” do espírito Delfos. Segue inicialmente sua reflexão a uma estrofe de Luz no Caminho.

“Mata todo o sentimento de separatismo. No entanto, conserva-te só e isolado, porque nada do que é corporificado, nada do que tem sentimento de separatismo, nada do que esteja fora do Eterno pode vir em teu auxílio”.

“É verdade que és uno com todos os seres. É verdade que não caminhas isolado das criaturas de Deus, mas também é certo que tua evolução é só tua. Quando caminhas, impeles outros a caminharem contigo e, por sua vez, outros, quando caminham, te impelem a caminhar com eles; no entanto, se é verdade que vos impelis uns aos outros a caminhar, também é certo que jamais podereis compelir uns aos outros a fazê-lo. Impelir é estimular, compelir é arrastar. As experiências que vives podem fazer-te produzir frutos sazonados que alimentarão os outros, todavia é impossível comunicar aos outros a tua própria experiência. Não dependas deles para crescer, não te apegues ao exterior, coisas ou pessoas para seres feliz. Sê feliz com a felicidade que dependa de ti. Sê feliz com a felicidade que possa ser construída por ti”.

Volte sua atenção, agora, para seu Templo Interno. Vá com calma: entre nele com todo o cuidado, com passos leves e sagrados. Você está agora dentro de seu templo. De olhos fechados, você profere uma prece, sua própria, cheia de amor. Você preenche o seu templo de amor. Pode convidar seres que trilham no anonimato nas mesmas sintonias. Em silêncio eles o visitam. Deixe seu coração expandir-se, eleve o altar de seus sentimentos com esses seres invisíveis. Receba a visita dos cristos, budas, devas... Sinta-os em seu templo interno, emanando as luzes e a impelir paz, amor, compaixão. Seja carinhoso e leve uma pessoa que você sabe que está precisando de alguma ajuda para receber essa luz, a cura. Compartilhe a presença desses seres maravilhosos, junto aos quais todos se banham em sentimentos. Deus se fez presente! Fique bem!

Volte lentamente da sua experiência colorida e viva. Como dissemos, super-simples de fazer, não é? Com o tempo você vai perceber e até criar uma grande variedade de práticas para entrar em seu templo e admirá-lo. Até chegar o ponto de não necessitar de nenhum recurso, porque você é ele próprio. Por enquanto, deixe sua intuição leva-lo. Então, acontecerão coisas surpreendentes!



Energia Consciencial

É a energia cósmica que a consciência absorve e emprega nas suas manifestações gerais, como explica o Prof. Wagner Borges: “Essa energia consciencial é chamada, em geral, de energia anímica ou magnetismo pessoal”, diz ele. Alguns autores nos informam, com grande exaltação, que o magnetismo pessoal constitui o mais precioso e duradouro de todos os bens.

Henri Durville explica que o magnetismo pessoal é “uma influência natural ou adquirida, que permite ao homem, como à mulher, atrair para sua consideração o interesse, a simpatia, a confiança, a amizade e o amor de seus semelhantes”. Algumas vezes essa energia é chamada de carisma, palavra que foi originalmente definida pelos gregos como ‘dom ou favor divino’, assim como o poder de curar e profetizar. “É uma certa qualidade de uma personalidade individual”, afirma o sociólogo Max Weber, “em virtude da qual esta é colocada à parte dos homens ordinários como dotada de poderes ou qualidades sobrenaturais, ou ao menos especificamente excepcionais”. O carisma é um fenômeno multifacetado. Nas figuras públicas assume muitas formas, cada qual dependendo de componentes variados.

Pensene

A qualidade da sua energia consciencial, o que emana por você, depende exclusivamente de seu Pensene (de Pensamento, Sentimentos e Energia). Afinal, a consciência é um somatório de tudo isso. “É preciso coragem para empreender mudanças na vida”, afirma Jamie Sams, escritora importante sobre xamanismo. “E todas as mudanças começam por uma decisão”.

O que denomina a qualidade da energia ou o que a qualifica diferentemente da energia cósmica (ou energia imanente) é a alteração individual causada pelo Pensene do indivíduo. “Ao ser metabolizada pela consciência”, conforme nos ensina Wagner Borges, “a energia cósmica deixa de ser impessoal e assume as características pessoais da criatura”.

Na realidade, vivemos imersos em um grande oceano de energias que se manifestam de diferentes formas e em diversos graus de densidade. A cada instante geramos Pensenes que são exteriorizados e vão se integrando a esse grande oceano de energias, juntando-se ao que Jung chamou de inconsciente coletivo. Sempre que pensamos temos um conteúdo emocional vinculado a esse pensamento. Portanto, liberamos uma determinada quantidade de energia embutida com esses pensamentos e sentimentos. Essa é a base do funcionamento do Pensene, neologismo criado por Waldo Vieira. Geramos Pensenes que são exteriorizados e vão se integrar ao grande oceano universal.

Isso remota a uma explicação passada recentemente, em uma projeção da consciência, por um xamã extrafísico que disse de modo figurativo: “Os pensamentos são como fogo. Os sentimentos são o calor das atitudes, a força invisível da brasa, a vontade de brilhar. A madeira é a realeza transmutada pelos espíritos pessoais. Cada expressão é um espírito. A queima total nada mais é do que a dissolução da fumaça no oceano do céu. Pensamentos, sentimentos e energias individuais são, na verdade, uma união com esse oceano cósmico. Tudo é vida dentro do Grande Espírito!”. Podemos dizer que nada existe fora Dele. Ele está em tudo!

A energia consciencial cria e mantém a saúde física e espiritual e também a possibilidade de realizar tarefas consideradas prodigiosas. “Devemos persuadir-nos de que, no domínio psíquico as mudanças e as transformações se fazem como as composições químicas, isto é, que nada se faz do nada, que nada se perde e que tudo se transforma”, conforme afirma Heitor Durville, no livro Magnetismo Pessoal.

Algumas pessoas se queixam de serem pegas por uma profunda fadiga, mesmo não tendo atividades físicas que possam acarretar tal fato. Segue um alerta para aqueles que escolheram trabalhar suas energias, desbloqueando-as e sentindo-se melhor: “Não basta dizer apenas com os lábios: eu quero! Convém que a vontade parta naturalmente dos processos mais fundos da consciência e que nasça de um vivo desejo de êxito”, recomenda Durville. “Que seja uma vontade calma, constante, uniforme; que, sem orgulho, mas nobre altivez, se tenha a maior confiança em seu próprio valor, na eficácia dos meios que se empregam e na certeza absoluta da vitória”. Faça, então, suas práticas espirituais com vontade, esforce-se e, por mais insignificante que possa parecer, notará com o tempo um traço duradouro da sua própria realização.

Mais uma vez repetimos: cada dia você escolhe entre continuar a ser como tem sido ou ser diferente. “Não importa como esteja neste momento”, conforme afirma Márcia Grad em seu livro sobre carisma. “Pode ter aquela ‘magia especial’ decidindo agora mesmo entre abraçá-la ou não fazer nada e deixá-la escapar. Você pode existir até o final de seus dias num mundo ordinário de sua própria criação, sempre se perguntando: ‘Isto é tudo o que há?’ Ou pode escolher o deleitoso senso da prática e o êxtase que advém de estar vibrante e plenamente vivo!”

Sinta-se cheio de energias de Paz, Amor e Luz!


Fonte - Texto extraído do Boletim Informativo “Paz e Luz”, Ano I, Nº 07, páginas -14-15- 16-19, publicação do IPPB – Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas.





Michael Hoppe - Lover's Lament

Nenhum comentário:

Postar um comentário