- Saudade significa desprazer. É quando temos a sensação de que perdemos uma pessoa ou objeto que nos proporcionava situações prazerosas. Somente quando a felicidade material deixa de ser satisfeita é que sentimos saudade de algo ou alguém.
Mas por que sentimos saudade? Porque somos sonhadores e não realistas. Porque somos individualistas e sempre queremos nos satisfazer através dos outros, situações ou objetos. Achamos que todas as situações prazerosas serão permanentes. Achamos que as pessoas que nos dão prazer ficarão ao nosso lado até a nossa morte. Achamos que os objetos que nos dão prazer nunca vão quebrar, estragar ou simplesmente desaparecer.
Por exemplo, quando sentimos saudade ao perder uma pessoa ou objeto, na verdade não estamos sentindo saudade da pessoa ou coisa, mas sim do prazer que tínhamos ao estar ao lado deste alguém ou objeto. Quando você sente saudade de um ente querido ou paixão amorosa, na verdade você não está sofrendo porque aquela pessoa tão amada partiu, mas sim sofre porque perdeu o prazer que ela lhe proporcionava. Você não está preocupado com a outra pessoa, mas consigo mesmo, com o próprio desprazer. É, você estava usando este alguém para ser feliz as custas dele. E agora que a pessoa se foi, levou junto o seu prazer, as esperanças e expectativas que você depositava nela.
Conseguiu perceber o individualismo embutido em toda saudade? Faça uma auto-reflexão e veja do que você sente saudade. Vai perceber que você não sente saudade de pessoas, objetos ou situações, mas sim do prazer, da satisfação pessoal que tudo isso gerava em você. E se hoje você sofre de saudades porque perdeu algo, na verdade está agindo igual a uma criança ranhenta que esperneia, bate o pé e berra ao perder o seu brinquedinho.
Texto retirado do EEU - Espiritualismo Ecumênico Universal: www.meeu.com.br
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
VOCE SENTE SAUDADE DE QUEM/ DO QUE??
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário