O Símbolo de Cérbero!
“Cérbero o cão de três cabeças, com um tremendo latido, com serpentes nascendo em todo seu corpo e uma no rabo, era o guardião do HADES. (inferno).
As três cabeças simbolizavam a sensação, o desejo e as boas intenções. É o amor às sensações que leva a humanidade de um lado para outro, para satisfazer à fome no mundo econômico, ou para satisfazer o desejo de felicidade em um mundo de prazer. O trabalho de Hercules. Alice A. Bailey. Pag.179.”
A humanidade é dominada pelo desejo, este subjaz todas as sensações. A cabeça central de Cérbero é o símbolo do desejo. As outras simbolizam a sensação e as boas intenções ( o inferno está forrado de boas intenções), que nunca se realizam.
O rabo cheio de serpentes simboliza as ilusões, mãe bastarda do medo sob qualquer manifestação. Medo do fracasso, medo de ficar doente, medo de morrer, medo da perda, e todo o rol dos medos que não terminam nunca...
Cérbero era o guardião do inferno, e Hercules (a alma) precisa descer ao inferno, e dominar Cérbero o desejo, ilusão-fascinação, ou seja, dominar o próprio inferno, porque o desejo mora no coração do homem. A alma divina, precisa dominar a alma humana, sede do desejo, para depois de vencer o próprio inferno vencer o inferno Universal. Daí o aforismo “ Homem conheça a ti mesmo.” Portanto o homem precisa vencer a si mesmo, subjugar seus desejos, e transmutá-los em aspirações, vencendo Cérbero o símbolo do desejo.
Por isso em “Luz no Caminho” o Mestre ensina seus discípulos a entregar esta luta interior à alma divina, o anjo solar, porque ela é incapaz de ser derrotada.
O espelhismo símbolo da fascinação, uma imagem falsa, o reflexo no espelho de uma imagem verdadeira, mostra como a humanidade é seduzida, vive em busca de irrealidades, pensando que elas lhe darão felicidade, bem expressado na frase pitoresca do Dalai Lama, o homem vive para ganhar dinheiro, fica doente, gasta o dinheiro para obter saúde!
Eis a simbologia de HADES o inferno, presente no próprio interior do Homem, este filho de Deus, que não sabe que é filho de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário