terça-feira, 28 de junho de 2011

CONVITE AO PERDÃO


FRANCISCO CÂNDIDO  XAVIER FOI UM HOMEM QUE  VIVEU SEMEANDO A PALAVRA DE CRISTO.ATRAVÉS DAS SUAS ATITUDES ,PREGOU A PAZ E ENSINOU A CARIDADE. SUA VIDA FOI UM EXEMPLO DE CONDUTA CRISTÃ.

O MÉDIUM, VIVEU POR NOVENTA E DOIS ANOS, FOI DESPREZADO POR MUITOS E DURANTE A SUA VIDA SOFREU OFENSAS E INSULTOS, TENDO PASSADO IMUNE A TUDO.
EM UMA DE SUAS MUITAS FRASES QUE FICARAM REGISTRADAS ÊLE DISSE:
GRAÇAS A DEUS  EU NÃO ME LEMBRO DE TER REVIDADO A MENOR OFENSA QUE SOFRI,CERTAMENTE OBJETIVANDO, TODAS ELAS, O MEU APRENDIZADO. E NÃO  ME RECORDO DE UE TENHA,CONSCIENTIMENTE,MAGOADO A QUEM QUE QUE FOSSE.
ESTA FRASE NOS FAZ REFLETIR SOBRE A FORMA COMO AGIMOS DIANTE DAS OFENSAS QUE  SOFREMOS. NO COTIDIANO,NOS DEPARAMOS COM  SITUAÇÕES QUE PÕE À PROVA A CONDUTA.SÃO OS OLHARES DE DESPREZO OU DE INVEJA. AS PALAVRAS QUE  FEREM, HUMILHAM,MAGOAM.AS INDELICADEZAS E OS GESTOS  QUE PERTURBAM E OFENDEM.
SÃO TAMBÉM  AS  ATITUDES CONTÍNUAS DE OMISSÃO DE ABANDONO DOS  DEVERES,OU DE OPRESSÃO.QUE ACONTECEM ENTRE IRMÃOS, CASAIS,PAIS E FILHOS, OU  AMIGOS, VÃO  SE  SOMANDO E S E TRANSFORMANDO E, IMENSAS MÁGOAS.
É COMUM VERMOS FAMÍLIAS DESESTRUTURADAS PELO CULTIVO DA RAIVA RANCOR, RESSENTIMENTO, INDELICADEZA.
ENFIM, VEMOS COM FREQUÊNCIA,RELAÇÕES SE ESVAINDO PELA AUSENCIA DO PERDÃO.
SEJA QUAL FOR  A GRAVIDADE DO ATO INFELIZ QUE  NOS  ATINJA, ENXERGUEMOS O OUTRO, QUE NOS FERE E MAGOA, COMO ALGUÉM QUE  PODE ESTAR ENFERMO E PRECIZANDO DE NOSSA AJUDA.
E COMO ESCOLHEMOS AGIR DIANTE DE QUEM NOS OFENDE?
QUANDO PROCEDEMOS DA MESMA FORMA QUE OUTRO, ENTRANDO NA SUA SINTONIA, REVIDANDO,SEJA COM PALAVRAS OU COM ATITUDES, ESTAREMOS DEIXANDO QUE O OUTRO DITE A NOSSA CONDUTA.
ESTAREMOS NOS EQUIPARANDO ÀQUELE QUE COMETEU O GETO DESEQUILIBRADO.
È CERTO QUE  FICAREMOS TRISTES QUANDO ALGUÉM NOS OFENDE, MAS O QUE DEVERIA MESMO NOS ENTRISTECER, É QUANDO SOMOS OS  OFENSORES.
TRABALHAR O PERDÃO AO PRÓXIMO ,ASSIM COMO O AUTO-PERDÃO,É UM EXERCÍCIO DIÁRIO QUE  PODEMOS NOS PROPOR. TODOS NOS SOMOS CAPAZES DE PERDOAR.
NÃO NOS ESQUEÇAMOS DE QUE POR DIVERSAS VEZES, NÓS É QUE DESEJAMOS SER  PERDOADOS.
TEMOS QUE  COMEÇAR RELEVANDO E PERDOANDO,AS LEVES OFENSAS, PARA QUE ESTEJAMOS PREPARADOS,QUANDO  NOS DEPARARMOS COM SITUAÇÕES MAIS DELICADAS QUE NOS EXIJAM ESSA VIRTUDE.
PERDOAR TAMBÉM É DOAR. AO PERDOAR ESTAREMOS  DOANDO ENTENDIMENTO, PACIÊNCIA,COMPREENSÃO E O AMOR QUE  PURIFICA.
O ESQUECIMENTO DAS OFENSAS É PRÓPRIO  DA  ALMA ELEVADA,
MAS O PERDÃO NÃO É O ESQUECIMENTO DO FATO.POR VEZES, TORNA-SE DIFÍCIL ELIMINAR DA MEMÓRIA UMA ATITUDE QUE TENHA NOS FERIDO.
PERDOAR É  CESSAR DE TER  RAIVA,É DEIXAR DE NUTRIR EM NÓS O RESSENTIMENTO PELA PESSOA QUE NOS CAUSOU OU O GESTO INFELIZ QUE NOS  ATINGIU.
PERDOAR ACALMA, LIBERTA,TRAZ PAZ E HARMONIA ÀS NOSSAS VIDAS.
O VERDADEIRO PERDÃO É AQUELE QUE VEM DO CORAÇÃO E NÃO SOMENTE  DOS LÁBIOS.
FAÇAMOS-NOS HOJE O CONVITE PARA QUE DEIXEMOS QUE O PERDÃO TRIUNFE SOBRE A MÁGOA E O RESSENTIMENTO.
CHICO XAVIER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário