O SINAL DA CRUZ
O SIGNIFICADO MÍSTICO DO “PELO SINAL DA SANTA CRUZ”
"A oração talvez não mude as coisas para você, mas com certeza, mudará você para as coisas". M. Dhoemaker Samuel
(†)-Pelo sinal da Santa Cruz, (†) livrai-nos Deus, Nosso Senhor,   (†) dos nossos inimigos, (†) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
O  Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que  acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, pelos méritos da  Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia.
Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos. Que inimigos?
  Muitos  de nós nos benzemos com o Sinal da Cruz, mas não paramos para meditar  cada gesto que forma o sinal em nossa face. Alguns de nós pode ter  aprendido este significado quando ainda era muito pequeno, no tempo da  catequese, e por essa razão ter esquecido. Outros nunca tiveram acesso a  essa explicação.O Sinal da Cruz se faz de dois modos: Persignando-se e Benzendo-se
Benzer-se  é fazer uma cruz, com a mão direita aberta, da testa ao peito e do  ombro esquerdo ao direito, dizendo: Em nome do Pai, e do Filho, + e do  Espírito Santo. Amém.O  momento em que geralmente fazemos o persignar-se é na liturgia da  palavra, quando nos preparamos para ouvir a Palavra de Deus. Devemos com  isso também estarmos de Pé, indicando com essa posição, que estamos  prontos para seguir, dispostos a marchar com Jesus para onde Ele nos  levar.
O  Sinal da Cruz é o sinal do cristão: 1º porque serve para distinguir os  cristãos dos infiéis, e 2º porque indica os principais mistérios da  nossa fé.Ele  que foi traçado em nossa fronte no dia do nosso batismo assinala a  marca de Cristo naquele que vai pertencer-lhe e significa a graça da  redenção que Cristo nos proporcionou por sua cruz. Estamos marcados,  toda a nossa vida pertence a Deus.
Devemos  fazer o sinal da cruz pela manhã, ao despertar; à noite, ao deitar;  antes e depois das refeições; no princípio e no fim de qualquer  trabalho; antes de começar a oração; nas tentações e nos perigos.
E também quando passamos em frente a uma igreja por respeito e pelo desejo de que Deus esteja sempre presente em nossa vida.
Também  o Cristão que for fazer a proclamação e leitura da Boa Nova, deve fazer  a cruz na leitura do Evangelho a ser lido, indicando com isso que cada  palavra pronunciada seja um despertar para cada cristão ser luz e sal  para o mundo.
Hoje,  infelizmente, milhares de Cristãos não fazem mais o sinal da cruz; os  mesmos “esparramam” os dedos pelo rosto, peito e ombros, parece que  estão mais se lavando do que benzendo-se. É preciso fazer o sinal da  cruz com o máximo de piedade e respeito.Devemos  sempre através de nosso exemplo de Cristãos autênticos buscar corrigir  nossos irmãos que ainda não conhecem o significado importantíssimo do  sinal da cruz, dizendo a eles que não precisa dar o “tapinha na boca”  nem beijar os dedos quando finalizamos com o “ Amém”. Usando é claro, o  bom senso para não ferir nem magoar ninguém. Sinal este que hoje, muitas  vezes, passa despercebido seu verdadeiro significado. 
Fazer o sinal da cruz se reveste de especial importância, pois, à maneira católica ortodoxa, equivale a uma profissão de fé.
Estendemos  unidos os dedos polegar, o indicador e o médio da mão direita, enquanto  os outros dois, o anelar e o mínimo, se apóiam na palma da mão; e assim  levamos a mão à fronte, ao peito, ao ombro direito e, finalmente, ao  ombro esquerdo, enquanto invocamos a Santíssima Trindade: em nome do  Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Os  três dedos unidos (polegar, indicador e médio) simbolizam as três  pessoas da Santíssima Trindade, um só Deus. Os dois dedos (anelar e  mínimo) apoiados na palma da mão simbolizam a dupla natureza de Jesus  Cristo: divina e humana, enquanto a palma da mão simboliza o ventre da  Santíssima Virgem Maria, no qual o Deus-Homem se encarnou.Leva-se  a mão à fronte e, em seguida, ao peito, porque Cristo, o Verbo Eterno,  desceu dos céus, como é dito da Profissão de Fé, o Credo, e se encarnou;  depois tocamos o ombro direito porque o Credo diz que o Senhor, após se  encarnar, exercer seu ministério salvífico, morrer e ressuscitar por  nós, "subiu aos céus e sentou-se à direita do Pai."
Enquanto  fazemos o sinal da cruz, estamos também pedindo ao Senhor que nos  conceda bons pensamentos (fronte), bons sentimentos (peito) e forças  (ombros).
Tal  maneira de persignar-se era comum na Igreja Universal até o século XIII  (primeiro cisma da Igreja Católica) e foi conservado no Oriente  Cristão, na ordotoxia.
Entendendo, pois, a razão e o sentido desta prática de nossa fé, devemos fazer o sinal da cruz sem pressa e não impensadamente.
 Do livro: A Divina Liturgia de São João Crisóstomo da Catedral Ortodoxa de São Paulo
Léa Cristina Ximenes
Facilitadora/Consultora Metafísica
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphisbey
Fone: (13) 3477 9813
Fonte : léa cristina ximenes via  INSTITUTO CONSCIÊNCIA ADAMANTINA http://claudiovelasco.ning.com/profiles/blogs/a-import-ncia-do-sinal-da-cruz 


Nenhum comentário:
Postar um comentário