quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TERREMOTO de 6,8 atinge norte do PERU na fronteira com o Brasil.



  • Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu nesta quarta-feira a região norte do Peru, na fronteira com o Brasil. Até o momento, não há informação de vítimas ou danos graves de nenhum dos lados da fronteira.

    O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou o tremor às 12h46 (14h46 em Brasília), com epicentro a 82 km de Pucallpa, no Peru, e 205 km de Cruzeiro do Sul, no Brasil.

    O tremor foi registrado ainda a uma profundidade de 145,1 km --quanto maior a profundidade, menor as chances de danos significativos (o tremor de magnitude 5,8 que atingiu na véspera a costa leste dos EUA teve profundidade de apenas 6 km e foi sentido em vários Estados e até no Canadá).

    O USGS utiliza uma medição baseada na escala aberta de Magnitude de Momento, que mede a área da falha que se rompeu e a totalidade de energia liberada. Nesta escala, um terremoto de magnitude 6 ou superior pode causar danos significativos em áreas populosas.

    A cidade de Pucallpa fica a cerca de 600 km da capital peruana, Lima, e tem baixo índice demográfico.

    Embora até o momento não tenham sido divulgadas informações sobre danos graves ou vítimas, as linhas de telefone na região estão fora de serviço, informa a agência de notícias Reuters.

    "Já há relatos de casas destruídas e houve problemas com a comunicação telefônica", disse Guillermo Alvizuri, diretor de operações do Instituto Nacional de Defesa Civil peruana, a uma rádio local.

    Ainda de acordo com a Reuters, testemunhas no lado brasileiro da fronteira, na cidade de Cruzeiro do Sul, também não indicaram ocorrência de ferimentos graves ou danos estruturais.

    Nelson Liano, um jornalista brasileiro, disse que estava num supermercado na hora do tremor e que viu produtos caindo das prateleiras. "Parecia que eu estava num barco e ele estava batendo", disse.

    O Peru é um dos líderes mundiais na exportação de minérios, e a região afetada não possui minas importantes. Os arredores de Pucallpa sediam instalações de produção de petróleo e um gasoduto passa pela área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário