sábado, 27 de agosto de 2011

Golfinhos que ‘pescam’ com conchas surpreendem cientistas







Pesquisadores acreditam que um método de pesca com conchas pode estar se espalhando entre a população de golfinhos de Shark Bay, no Oeste da Austrália.

Os cientistas fotografaram golfinhos-nariz-de-garrafa do Indo-Pacífico (Tursiops aduncus) pegando conchas com o bico e as sacudindo no ar fazendo com que a água saísse de dentro delas, assim como os peixes que estavam escondidos ali.
O pesquisador Simon Allen, da Universidade de Murdoch, diz que o comportamento - raramente visto anteriormente - parece estar se tornando mais frequente na região. E enquanto outras técnicas de pesca usadas por golfinhos são geralmente ensinadas verticalmente, de mãe para filhos, o uso de conchas pode estar sendo passado entre golfinhos do mesmo grupo.


"Se realmente estamos testemunhando a difusão horizontal deste comportamento, eu assumiria que isso acontece quando um golfinho observa atentamente um companheiro golfinho pescando com conchas e aí imita o comportamento", diz Allen.
"Há uma fascinante possibilidade de que esse comportamento possa se espalhar diante de nossos olhos, ao longo de algumas pesquisas de campo, e de que possamos registrar essa difusão."

Comportamento raro
Os golfinhos de Shark Bay só haviam sido vistos levando conchas nos bicos cerca de cinco vezes durante 25 anos de pesquisas na região, mas ninguém havia conseguido explicar o comportamento.
Entre 2007 e 2009, pesquisadores da Universidade de Murdoch e da Universidade de Zurique observaram que os golfinhos estavam tentando pegar peixes escondidos dentro das conchas.
Durante os quatro meses de pesquisa de campo, em 2011, em Shark Bay, os cientistas conseguiram registrar o comportamento em pelo menos seis diferentes oportunidades. Agora, eles querem descobrir exatamente como os golfinhos usam as conchas.

"Ainda não sabemos se os golfinhos simplesmente seguem os peixes até que eles procurem refúgio em uma grande concha ou se os golfinhos chegam a mexer nas conchas anteriormente, talvez as virando com a abertura para cima com o objetivo de torná-las mais 'atraentes' para os peixes como um lugar de esconderijo", diz Allen.
Atualizado em  26 de agosto, 2011

Galeria de Fotos: Golfinhos pescam com conchas

  • Pesquisadores australianos acreditam que um método de pesca com conchas pode estar se espalhando entre a população de golfinhos de Shark Bay, no Oeste do país. Foto: Alex Brown/University of Zurich/Murdoch University
  • Os cientistas fotografaram golfinhos-nariz-de-garrafa do Indo-Pacífico ('Tursiops aduncus') pegando conchas com o bico e as sacudindo no ar fazendo com que a água saísse de dentro delas, assim como os peixes que estavam escondidos ali. Foto: Alex Brown/University of Zurich/Murdoch University
  • O pesquisador Simon Allen, da Universidade de Murdoch, diz que o comportamento - raramente visto anteriormente - parece estar se tornando mais frequente na região. Foto: Dee McElligott/University of Zurich/Murdoch University
  • Outras técnicas de pesca usadas por golfinhos são geralmente ensinadas verticalmente, de mãe para filhos. Na foto, o golfinho usa uma esponja marinha para proteger o bico enquanto explora o leito do oceano. Foto: Dee McElligott/University of Zurich/Murdoch University
  • Aqui, outra técnica que também seria passada de mãe para filho: o 'encalhe' intencional em busca de peixes. Foto: Simon Allen/University of Zurich/Murdoch University
  • Outro comportamento registrado entre os golfinhos é a perseguição em alta velocidade a cardumes de peixes pequenos. O golfinho normalmente nada de barriga para cima perto da superfície da água e pega os peixes no ar. Foto: Simon Allen/University of Zurich/Murdoch University
www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110826_golfinho_concha_is..." height="1" width="1"/>

BBC © 2011
Extraído de: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110826_golfinho_co...
 
Golfinho-comum
Golfinho-comum
Bottlenose Dolphin KSC04pd0178.jpg
Bottlenose dolphin size.svg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Tursiops
Espécie: T. truncatus
Nome binomial
Tursiops truncatus
(Montagu, 1821)
Distribuição geográfica
Distribuição em azul
Distribuição em azul

Outros nomes
Roaz-corvineiro, golfinho-roaz ou golfinho-nariz-de-garrafa O golfinho-comum, golfinho-nariz-de-garrafa, golfinho-roaz ou roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) é talvez a mais famosa e conhecida espécie de golfinho no mundo inteiro.


Não somente por ser a espécie do famoso golfinho da série de televisão Flipper, mas também em função de sua distribuição ao longo de águas costeiras e oceânicas em todos os mares do planeta com exceção dos mares polares.

Desde 1920 passou a ser capturada para estudos e shows em cativeiros, e é a espécie mais comum nos parques temáticos. No Brasil, distribui-se em águas próximas à costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir de onde pode ser encontrada em águas mais afastadas da costa até o nordeste. Os maiores golfinhos-nariz-de-garrafa do mundo estão no Brasil, na Lagoa dos Patos, onde podem alcançar 4 metros de comprimento.
Em Portugal, é comum avistar-se roazes-corvineiros nas águas do Rio Sado, ao largo de Setúbal.

Características principais
O golfinho-nariz-de-garrafa possui o corpo robusto, a cabeça robusta e o bico curto, largo e nitidamente distinto da cabeça. A sua nadadeira dorsal é alta e falcada. Nascido para deslizar os golfinhos-nariz-de-garrafa possuem corpos hidrodinâmicos, em forma de torpedo, que lhes permitem deslizar rapidamente através das águas do oceano. A sua gama de cores vai desde creme a cinza ou mesma preta. Geralmente, a barriga é mais clara que o dorso.


As comunicaçõe são efetuadas por meio de uma gama de sons emitidos a partir da bolsa nasal localizada na testa. Dentes fortes os golfinhos agarram o peixe com seu 18-27 pares de pequenos dentes cônicos, em ambas as mandibulas. As marcas especiais na pele ajudam os golfinhos a camuflarem-se de potenciais predadores. A cauda tem dois remos, denominados lobos, que o impulsionam através da água.

Tamanho
Em geral, o tamanho entre 1,9 m à 4 m, a medida de comprimento do macho é de 3,80 m e o da fêmea é 3,60 m, mas já se observaram exemplares maiores. Seu peso médio e de 500 quilos.

Reprodução
Aproximadamente 12 meses, nasce apenas uma cria pesando cerca de 10 kg e medindo entre 0,8 e 1,2 metros.

Um golfinho-nariz-de-garrafa da Marinha dos Estados Unidos

Intervalo de procriação 7-10 anos, altura em que a fêmea esta suficientemente madura em termos sexuais, contudo estes valores variam, existem registos de procriação de um golfinho-fêmea com 4 anos de idade .

Numero de cria por 1 (um).Época de acasalamento entre Abril-Outubro.

Alimentação
Alimenta-se de peixes pequenos, lulas, polvos e crustáceos.

Distribuição
Águas tropicais, subtropicais e temperadas de todos os oceanos, tanto em águas costeiras como em oceânicas, podendo inclusive penetrar em baías, estuários, lagoas e canais, e ocasionalmente penetra em rios. No Brasil ocorre do Rio Grande do Sul até o nordeste. Em Portugal, podem ser avistados ao longo da costa de Norte a Sul. Existe um grupo de roazes-corvineiros que podem ser avistados no Estuário do Sado, em Setúbal. Esta é a única população residente num estuário em Portugal, e uma de apenas três conhecidas na Europa.

Ameaças
Em alguns lugares do mundo são intencionalmente capturados para a obtenção de comida, para a utilização de sua gordura como isco em certos tipos de pesca (principalmente pesca de espinhel), ou simplesmente porque os pescadores acreditam que os golfinhos-nariz-de-garrafa estão competindo com eles e prejudicando a sua pescaria. (Oeste da África, norte do oceano Índico, Japão, Mar Negro, Sri Lanka, Peru, e em diversos outros lugares).


São ameaçados também pela captura acidental em redes de pesca e pela captura intencional indiscriminada para o cativeiro. Em muitos lugares do mundo os golfinhos-nariz-de-garrafa são mantidos em cativeiro para apresentação pública de espectáculos acrobáticos.

Curiosidades
O Daniel é um golfinho comum no filme O Golfinho - A História de um Sonhador.

Existe varios documetarios sobre golfinhos. Exemplo:a Ilha Dos Golfinhos


Referências

  1. (em inglês) Hammond, P.S., Bearzi, G., Bjørge, A., Forney, K., Karczmarski, L., Kasuya, T., Perrin, W.F., Scott, M.D., Wang, J.Y., Wells, R.S. & Wilson, B. (2008). Tursiops truncatus. 2008 Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. IUCN 2008. Obtido em 7 Outubro 2008.

 Ligações externas

Extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho-comum
Golfinho nariz-de-garrafa: um determinado tipo da espécie desenvolveu um par extra de nadadeiras, exatamente como seus antepassados

Créditos: canal de enviado em 09/08/2010
Golfinho Nariz de Garrafa, o maior acrobata dos sete mares.
W1TV, Coongo Tv
http://www.w1tv.com.br

 

Habitantes dos Mares: Mamíferos - O Golfinho Nariz de Garrafa

Créditos: canal de em 17/06/2010
Esse golfinho é extremamente hábil e brincalhão quando está no seu habitat. Seu comportamento é, até hoje um mistério para os pesquisadores.

Quer ver e aprender mais? Visite agora www.canalazultv.ig.com.br

CONHEÇA A FÊMEA ABDALA
 

Dolphin Dive Roatan


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário