domingo, 21 de agosto de 2011

Gastronomia responsável: pratique você também!


Mai 20


Gastronomia responsável: pratique essa moda!
Cozinhar é parte da nossa rotina, é óbvio. Mas você sabia que, assim como outras ações diárias, cozinhar pode prejudicar o meio ambiente? Claro que não estamos pregando que as pessoas parem de cozinhar. Estamos mesmo é querendo dizer que a gastronomia responsável já existe e pode ser praticada por todos nós!
Gastronomia responsável é na verdade um projeto que foi criado em 2010 pela Fundação Grupo Boticário com o objetivo de ampliar a reflexão sobre como agricultura e natureza podem andar juntas, sem desequilíbrios. O movimento gastronomia responsável começou em Curitiba e desafiou alguns chefs a produzirem pratos responsáveis!

Como cozinhar conscientemente?
A equipe do De bem com o planeta foi buscar dicas para todas as pessoas que cozinham e que podem adotar medidas fáceis e práticas na hora de ir para frente do fogão!
  1. Produtos orgânicos
    Escolha os produtos orgânicos! Eles não usam agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas que poluem e agridem o meio ambiente de maneira cruel, contaminando solos e recursos hídricos.
  2. Evite espécies ameaçadas de extinção
    Todo mundo já sabe, mas não custa reforçar. E não estamos falando somente de animais não. Cabe falar também de outras espécies como, por exemplo, a castanha do Pará e o palmito. Vale lembrar que qualquer espécie que suma do mundo provoca um desequilíbrio enorme no ecossistema. Se quiser usar faça isso, mas de forma responsável: só compre produtos que não saiam do extrativismo ilegal!
    Outras espécies que merecem nossa atenção são as aquáticas. Atum, tainha e camarão rosa são as que mais precisam de nossa ajuda!
  3. Cuidado com o desperdício
    Desperdício leva ao descarte excessivo. Evite.
    Sobrou? Busque receitas que reaproveitem alimentos e use sua criatividade!
  4. Dê preferência a produtos regionais
    Pode parecer bobagem, mas quando você escolhe um produto regional já contribuiu para a diminuição do transporte de alimentos em caminhões, reduziu a emissão de gases de efeito estufa e economizou energia da refrigeração. Parece besteira, mas pense em quanta coisa você evitou só assim!
  5. Opte sempre que puder por cozinhar alimentos no vapor.
    Fritura faz mal à sua saúde e à do Planeta também!
  6. Nunca lave louça com água quente e tire da tomada os eletrodomésticos sempre que lembrar.
    A economia de energia elétrica e água fazem diferença sim!
  7. Tampe panelas enquanto elas estiverem no fogo!
    Aquela fumacinha com cheiro gostoso é péssima e ajuda no aquecimento global! Faça sua parte! Aderir o formato de cozinhar com consciência não é só preocupar-se com o planeta. É também preocupar-se com a sua saúde e a de sua familia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário