segunda-feira, 25 de abril de 2011

HOMENAGEM AO MESTRE

O MESTRE DO AMOR
 
Bhagavan Sri Sathya Sai Baba não está mais conosco fisicamente. Ele deixou seu corpo terreno em 24 de Abril de 2011 às 07:40 devido à insuficiência cardio-respiratória.
 

"Onde há fé há Amor
Onde há Amor há Paz
Onde há Paz há Verdade
Onde há Verdade há Deus."

 SAI BABA



“Nossos planos de vida não são para passarmos à frente de outros, mas para passarmos adiante de nós mesmos”.
  SRI SATHYA SAI BABA

 
Na cultura indiana, o que representa unir as duas mãos quando saúdam o outro, é porque ao unirmos os dez dedos, unificamos os 5 sentidos internos com os 5 sentidos externos. As mãos unidas traduzem a Unidade na Diversidade.

A diversidade cultural, na época em que vivemos, uma época de globalização, conduz o homem a percepção da necessidade de ter uma visão do mundo, onde outras formas de educar estão sendo aplicadas com sucesso, principalmente por ser enfocado a forma de atingir o objetivo pela integração do interno com o externo, numa educação integral do ser.

Deve haver unidade entre o Coração, Cabeça e Mãos: Estes são os verdadeiros Valores Humanos.


HOMENAGEM

“Podemos dizer que uma das pessoas mais impressionantes do mundo em que vivemos, nasceu no sul da Índia, numa aldeia de nome Puttaparthi, no dia 23 de novembro de 1926. Filho de Pedda e Easwaramma Raju dos quais recebeu o nome de Sathya-narayana Raju, que quer dizer “Deus residindo em nossos corações”.

Com três anos, seu avô Kondammana Raju já o chamava de pequeno mestre. Aos cinco anos foi apelidado de Brahmajnani, ou “aquele que adquiriu a sabedoria que revela a realidade interior”. Aos seis anos materializava alimentos numa cesta vazia para seus colegas na escola e com dez anos já estava ensinando aos intelectuais da India  sobre os Vedas (Escrituras Sagradas dos hindus), mesmo sem nunca ter lido nada a respeito.

Aos doze anos, se graduou no curso secundário, tornando-se excelente escritor, bom músico, gênio da dança e tornou-se líder do grupo de orações, vida e alma das escolas de teatro e principal membro dos times de atletismo.

Aos 14 anos, deixou seus livros escolares e anunciou que sua missão na Terra havia começado não podendo mais fingir ser um estudante normal e membro de uma família. Falou então que era um Avatar (Enviado por Deus), identificando-se como Sai Baba, reencarnação de Sai Baba de Shirdi, homem considerado santo por realizar milagres e defender o respeito humano entre hinduístas e mulçumanos, falecido em 1918 na cidade de Shirdi.

Sai Baba disse, que sua missão era salvar a humanidade através do amor. E em 1947, quando começou a visitar vilarejos de sua região  operando milagres e pregando a Paz, ficou muito conhecido pelos povos locais como “Deus-homem nascido em Puttaparthi”.

Seus três principais ensinamentos são: a universalidade de todas as religiões, a centelha divina residindo em todos os humanos e o fato de Deus ser amor e o caminho mais rápido e direto até Ele devendo ser feito através do serviço desinteressado”.

Em 1968 Sai Baba viu que seu país, a Índia, enfrentava uma crise geral em todas as esferas da atividade humana. Era uma crise moral e espiritual. Por esta razão, o único caminho para ajudar a juventude, principalmente, seria reorientar o aprendizado, infundindo uma orientação moral e espiritual.

Fundou o primeiro Colégio para meninas e depois outro para meninos, isto em 1969.

Com esforços integrados de Sai Baba, entre todos os que participavam do projeto, foi introduzido e desenvolvido um sistema integral de valores orientados ao ensino, mantendo em vista 5 (cinco) valores básicos:
           
·         Verdade
·         Ação Correta
·         Paz
·         Amor e
·         Não Violência.

Desse esforço integrado, sob a orientação de Sai Baba, em 1980 surgiu uma nova técnica (teórica e prática) em aprendizado integral, que  conduzia o homem a uma melhoria física, vital e emocional, intelectual e espiritual da sua personalidade, através da prática da valorização das suas forças internas. Tal sistema se espalhou a mais de 100 países como Programa Sathya Sai Educare.

Assim, através do entendimento da verdade, o homem iria perceber que o que ele acredita, faz ressonância com o que o outro acredita; que a ação correta irá mover as ações desse homem visando o seu bem estar e o dos seus semelhantes; que a paz, esse estado de calma e tranqüilidade traz o equilíbrio e a tranqüilidade para poder entender melhor os outros e ter uma maneira de viver alegre com os outros e consigo mesmo; que a não violência leva a realização humana estimulando o homem de que ele tem uma obrigação para com cada componente do universo e que o amor, resumo de todos os valores humanos, é a forma de energia que cada indivíduo transmite e recebe a cada momento, afetando todas as formas de vida, e o atributo único e real para vencer todas as batalhas de uma forma geral.

Como vemos, para o mundo atual essa é a fórmula necessária para todas as questões, numa ocasião em que a humanidade encontra-se com todos os seus valores materiais sendo destruídos, por não terem a sustentação necessária para sobrepujarem a dinâmica da evolução.

Portanto, este é um verdadeiro Mestre! E, a este Mestre fazemos hoje as nossas mais sinceras homenagens de amor, gratidão, filiação, num louvor contrito, sentido, pela falta que sua ausência, que a partir de hoje, pela manhã, fará a humanidade, mas conscientes de que, pela sua simplicidade, lealdade, entrega a uma grande causa, poderemos contar, na presença ou ausência física, com Sua contínua dedicação e iluminação.


HOMENAGEM DA:
Equipe Haja Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário