terça-feira, 26 de junho de 2012

Sabor ácido é Satwa*

Sabor ácido é Satwa*

por Conceição Trucom - mctrucom@docelimao.com.br


Observe que a palavra SABOR tem a mesma origem que SABER. Ou seja, saborear com consciência os alimentos e a vida é uma forma de aprendizado e sabedoria! Sabor pode ser um Saber com Amor...

Esta palestra surgiu de um estudo que fiz durante mais de 2 anos de pesquisas, em que cruzei conhecimentos das medicinas milenares Ayurvédica e Tradicional Chinesa, com resultados e vivências com várias terapias holísticas e a alimentação desintoxicante.  

É impressionante reconhecer como cada um dos 6 sabores, se conscientemente usados na alimentação diária, pode acelerar processos de cura, transformações pessoais/existenciais e ajudar nossos filhos (e todos nós) no seu processo de crescimento e amadurecimento para a vida: física, emocional, psicológica e espiritual.

Da mesma forma que o ser humano está preso pela boca com suas "fomes insanas", será pela boca - via papilas liberadas, ativas e desintoxicadas - que se libertará.

O Sabor Ácido tem função, via papilas, de ativar a Ação Satwa*:
  • Qualidade da ação -> Sabedoria
  • Polaridade -> NEUTRO
  • Diálogo interno -> com a ALMA, uso do Poder Pensante
  • Percepções -> Todos os sentidos "acordados" e sintonia espontânea ao sexto sentido, inspiração, sorte e amparo
  • Início -> Prazer, Realização e Serenidade
  • Resultado ou Colheita -> Expansão, Superação, Vitória, Gratidão, Amparo e Evolução
  • Qualidade Energética -> Sutil. Ascendente com sinais evidentes de Maturidade e Crescimento
  • Faixa etária ideal para estimular -> dos 5 aos 80 anos 
Desfazendo confusões

Antes pretendo desfazer qualquer chance de confusão: uma coisa é o sabor, propriedade das substâncias que estimulam o sentido do paladar. No caso do sabor ácido tais substâncias são os ácidos como o cítrico (frutas), ascórbico (vitamina C), acético (vinagre) etc. Portanto, os sabores são estímulos sensoriais, cuja percepção se restringe à região da língua e papilas.

Porém, independentemente do sabor, os alimentos podem ter a propriedade de acidificar ou alcalinizar o organismo e seus líquidos corporais. Neste caso, não importa o sabor do alimento, mas a qualidade vital do alimento. Por exemplo, alimentos do reino vegetal crus, maduros e frescos são considerados agentes pró-saúde, vitalizantes, com função alcalinizante.

Alimentos do reino animal, álcool, chá-preto, refinados, industrializados ou muito processados, ainda que seja originalmente uma fruta, são considerados agentes danosos à saúde, desvitalizantes, por sua ação acidificante.

Portanto, limão, tamarindo e uva são alimentos de sabor ácido, porém os mais poderosos na sua ação alcalinizante. Eles estimulam a digestão, desde o estômago até a excreção. São primorosos para desintoxicar e acordar todos os 5 sistemas excretores, com principal ação sobre o sistema hepático. Que curioso! Os alimentos de maior potencial alcalinizante são justamente os de sabor mais ácido...

Na verdade, os sabores ácido (solar) e adstringente (lunar) são os que oferecem a condição ideal de comunicação/nutrição celular: a bioeletricidade.

E mais curioso ainda, o primeiro alimento de uma criança ao sair do desmame é a maçã, uma fruta ácida e adstringente.

Assim, bem antes dos 5 anos já podemos estimular esses portais nos bebês e crianças. Porém, será a partir dos 5 anos que devemos ter mais atenção na oferta desse sabor, cuidando para que seja via alimentos sátvicos como as frutas cítricas e ácidas, folhas, flores e legumes na sua forma crua, madura, fresca e integral.

Os sabores ácido e adstringente são tão potencialmente sátvicos, que se tornam 100% terapêuticos, 100% poderosos,  se integrados com frutas, folhas, raízes, sementes germinadas e legumes. Quanto mais integrado, maior o poder de alcalinizar, de mineralizar e provocar a manutenção e/ou resgate da saúde plena.

E mais que isso, o sabor ácido chegou à Terra, através do limão, para ajudar o ser humano, agora um bípede, com o cérebro frontal (cérebro novo) ativado, a enxergar melhor, ter horizontes, planejar como chegar nessas novas metas que são mais distantes, desenvolver a capacidade de raciocínios que precisam ser lúcidos, claros e fazer uso do discernimento - corpos mentais.

Veio também para ajudar o ser humano a ser mais desintoxicado, portanto, menos denso, mais sutil, com maior potencial de enxergar "o todo" e assim ser mais positivo, construtivo e bem-humorado - espiritual.

Sim, o sabor ácido estimula o sistema hepático, que rege o sentido da visão (em todos os sentidos): enxergar o físico e o metafísico (o oculto).

Veio também para ajudar o ser humano a fazer bom uso do seu corpo físico, cuidando para que seu organismo viva em harmonia metabólica, favorecendo a meditação, a concentração e a visão/intuição - corpo energético/emocional. Saiba mais no meu texto Não Podemos ser Ácidos.

Condeno o vinagre, picles, marinados e todos os molhos e industrializados que o contém. Isso porque o ácido acético, apesar de sabor ácido, tem ação acidificante no metabolismo humano. Saiba mais no meu texto Limão x Vinagre - Qual a diferença?

Enquanto vivos, 80 ou mais anos, temos que caprichar no consumo dos alimentos sátvicos com sabor ácido e adstringente. Boa degustação!!!

Leia também: (*) As 3 Qualidades da Ação: TAMA - RAJA - SATWA
Os 6 Sabores & As qualidades das atitudes humanas
Não perca a próxima Oficina do Limão - Domingo 01.07.2012 das 9 às 13 horas no Espaço dos Aromas/SP.


Texto extraído do livro De BEM com a Natureza - Cuidando do seu filho com a Alimentação Viva - Conceição Trucom - editora Alaúde. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br

fonte   http://somostodosum.ig.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário