Não há perdão para os filhos da Deusa, pois para Ela não há pecados. Tudo é uma questão de valores, e aplicação de devida consciência eresponsabilidade.
Nossa sociedade a cada momento dita como devemos ou deveríamos ser, nos tornando escravos de suas próprias metas capitalistas e desumanas. Certos apontamentos que nos são feitos todos os dias deveriam ser questionados. Os famosos Sete Pecados cristãos são umbom exemplo.
Não é em todos os casos que o Orgulho é ruim, ou mesmo a Vaidade ou a Inveja. Todos os sentimentos que acometem a vida do homem temseu lado bom e ruim. Uma pessoa que só nutre sua Caridade, Honestidade e Compaixão, com certeza terá sua consciência limpa, mas seucaminho estará cheio de traições e trapaças.
O Altruísmo total é uma forma de colocar-se em um pedestal, de dizer que se é melhor do que aqueles que não praticam ou não podempraticar tanta abnegação. A Misericórdia em excesso pode fazer com que sejamos sempre boicotados – não adianta pensarmos que issoeleva nosso espírito, pois bem sabemos que a realidade é outra: sermos injustiçados sempre deixa marcas e causa Mágoas absurdas. Somosanimais, e como os animais sentimos selvagens instintos de Vingança e Raiva, que devem ser transformados para que não se tornem emproblemas maiores, porém que não devem ser completamente ofuscados, visto que são reações naturais do ser humano enquanto animal.
Quando nos sentimos rejeitados pelo mundo, ou pior, quando realmente o somos (quando não temos o devido reconhecimento pelo nossotrabalho, quando somos depreciados por aqueles que amamos, entre outras situações que atormentariam a qualquer um), o Orgulho é quefaz com que nós mesmos vejamos o quanto somos importantes, e o quanto fazemos pelo mundo. Quando precisamos nos livrar de umasituação em que estamos sendo sugados por pessoas ou situações que não nos dão valor algum, quando trabalhamos para quem não se importa com isso, quando fazemos de todo o nosso orçamento mensal ajuda para outras pessoas e nada nos sobra, é o Egoísmo que nosprotege e nos lembra que antes de mais ninguém no mundo, precisamos de nós mesmos. Quando vemos crescimento por todos os lados e almejamos uma nova posição social, um novo bem, um novo amor ou o que seja, é a Ambição que nos rodeia e dá forças. Quando decidimoscolocar como meta profissional algo que desejamos e outra pessoa também deseja, é uma faceta boa da Inveja, que poderíamos chamar de competição sadia, que surge em nosso coração – e dessa relação podem surgir grandes histórias de vida, grandes laços de amizade ecompanheirismo, pois quando vemos nossos rivais como fonte de renovação de idéias e não como inimigos, aprendemos mais do quepoderíamos aprender com qualquer cúmplice. Vaidade pode ser a cura para a Depressão. Um pouco de Avareza pode fazer com que tenhamosreservas para resolvermos um sério problema no futuro.
O que devemos aprender é a dosar, como a carta Temperança do Tarot. Ela nos ensina que tudo o que há deve existir em uma determinadamedida. Não haveria dia, se não fosse a noite; não há som sem silêncio. Assim são os sentimentos e valores que regem nossas vidas.Sempre que analisamos uma situação por todos os ângulos, podemos perceber que em determinadas situações ser simplesmente humano, ouseja, ser incompleto em sua essência, é aproveitar todas as situações as quais a vida pode nos expor para nosso próprio aprendizado.
Viva. Viva e deixe viver, sempre. Há momentos para tudo na vida, não limite seu coração. Se permita. Se permita a chorar a morte de seuspais, se permita ao luto por amigos, se permita a sentir raiva de alguém que lhe traiu, se permita a sentir que determinada situação não foijusta. Aproveite cada momento para degustar cada nuance de seus sentimentos, sejam eles quais forem. O que não podemos é guardarcertas emoções pelo simples fato de que a sociedade as recrimina. Isso dá câncer. Podemos agir com consciência, e fazer diferente paraaquelas pessoas que nos prejudicaram, para que assim elas aprendam com seus próprios erros; em outras palavras, sem deixarmos de dar odevido valor à dor que nos foi causada podemos deixar de causar mais dor, fazendo com que o mundo seja um lugar mais brando, equilibrado e consciente.
Há também o outro lado, como aqueles valores que muitos de nós Pagãos julgamos Cristãos, e afirmamos que por isso devem sernegligenciados. Não creio que Bondade, Perdão, Arrependimento sejam valores exclusivos do Cristianismo (se fossem, qual seria oproblema? são valores essenciais para a boa convivência do homem com o mundo), e sim que são valores universais. Nossa Lei Máxima, “Faça o que quiser, desde que não prejudique nada ou ninguém.”, não recrimina atos honrados como adoção, acolhimento de desabrigados,doações de alimentos aos famintos – muito pelo contrário, eleva tais atos. Religiões anteriores ao Cristianismo, como o Budismo Tibetanoou algumas ramificações do Hinduísmo, sempre ostentaram a bandeira da PAZ.
Se vamos aprender um dia a cultivar os sentimentos de modo a aproveitar todo o seu potencial, não posso afirmar, mas posso dizer quepermitir-se sentir com o coração exatamente aquilo que vem à tona é necessário. Assim, o Remorso, a Falsidade, a Vergonha, a Auto-comiseração, a Culpa e outros sentimentos que são totalmente nocivos serão extintos, pois não temos o que temer se temos forçasuficiente para aprendermos a cada dia e para evitarmos os erros do passado, sempre almejando uma melhor atitude no amanhã. Sermelhor a cada dia, sem deixar de ser animal e humano.
Bênçãos de Aradia
Créditos: ~Brendan - eucultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário