sábado, 24 de novembro de 2012

Dieta e purificação: sopa de arroz do Pai José

 
 
Esta receita – que leva arroz integral, alho, cebola, alho-poró, aipo (salsão), bertalha e verdinhos frescos – limpa, emagrece e não dá fome.

O arroz integral cozido longamente, às vezes a noite inteira, é o alimento mais medicinal que existe: fácil de digerir, fortalece o princípio vital e o sangue, harmoniza o sistema de aquecimento do corpo, suaviza os intestinos e ajuda a eliminação de toxinas através da urina (por isso quem urina muito não deve tomar esta sopa).



O alho espanta vírus, fungos e outros hóspedes indesejáveis, desengordura, tonifica, relaxa, faz bem ao fígado e às glândulas, limpa o sangue.


A cebola também é anti-séptica, limpa e regulariza os rins e a bexiga, baixa a taxa de glicose no sangue, ajuda a absorver oxigênio.


O alho-poró reforça o alho e a cebola e dá um sabor especial.


O aipo estimula a digestão e os intestinos, limpa os rins, alivia o reumatismo, acalma, nutre e tonifica; suas folhas têm um tipo natural de insulina.


E as folhas de bertalha são riquíssimas em cálcio, ferro, magnésio, clorofila e outras preciosidades, e ainda lubrificam os intestinos (se não encontrar bertalha, use chicória).




A sopa

Ingredientes


uma xícara de arroz cru
16 xícaras de água
6 dentes de alho
3 cebolas médias
6 talos de aipo com as folhas
um alho-poró também com as folhas
12 ou mais folhas de bertalha
hortelã, cebolinha, salsinha ou coentro

Modo de fazer

Ponha o arroz para cozinhar na água, de preferência em panela grossa, de pedra-sabão, barro ou ferro esmaltado; quando ferver abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por três horas, mexendo de vez em quando.


Corte a cebola em gomos, o aipo e o alho-poró em fatias grossas diagonais, descasque os dentes de alho e ponha tudo na panela. Deixe o fogo alto até ferver e depois abaixe. Junte mais água se precisar. Deixe ferver por 40 minutos, misture as folhas de bertalha, apague o fogo e tampe.


Sirva com uma colher (chá) de missô em cada porção e verdinhos frescos por cima. Pode comer à vontade. Substitui ao menos uma refeição por dia e com resultados maravilhosos.




Este texto foi adaptado do livro “Deixa sair”, de Sonia Hirsch, editora Correcotia (www.correcotia.com.br)
Fonte : http://curapelanatureza.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário